Avós que cobram dinheiro para cuidar dos netos
Crédito: Freepik

Avós que cobram dinheiro para cuidar dos netos: certo ou errado?

Essa é uma discussão que pode variar muito de família para família

Publicidade

Cada família é única, assim como sua dinâmica. Então é complicado julgar os avós que cobram dinheiro para cuidar dos netos como certos ou errados. Mas isso acontece, e mais do que você imagina. Conheça um desses casos e aproveite para pensar sobre o assunto e dar sua opinião.

Avó é criticada por exigir pagamento

O caso aconteceu na Nova Zelândia, sendo divulgado no fórum Reddit e vem levantando uma importante discussão. Ela não quis se identificar, com razão, mas levantou uma importante polêmica para discussão: será que os avós são obrigados a cuidar dos netos? Foi então que ela contou sua história.

Por toda a vida, ela cuidou de sua filha, deixando um pouco de lado sua profissão. Agora, já com a idade chegando, ela tem seu próprio trabalho e ama o que faz. Sua filha, com 29 anos, teve um bebê, que está com 1 aninho – dengo da avó, que ama demais. E agora ela está voltando ao mercado de trabalho.

Trabalhando cinco dias na semana, ela pediu para que a mãe olhasse o neto por 3 dias, sendo 8 horas em cada. Mas a avó já tem seu próprio trabalho e passou toda a vida cuidando da filha, enquanto balanceava com sua profissão. Foi então que decidiu cobrar pelos cuidados, como uma babá faria.

Publicidade

A filha aceitou – não antes de negociar o preço – e essa dinâmica está funcionando muito bem para as duas. A avó lucidamente complementa em sua postagem: “Tenho minha vida, trabalho para mim mesma e acho que ela deveria entender que estou abrindo mão do meu tempo de trabalho“. Mas isso não foi o suficiente, e teve que a chamasse de gananciosa e outros adjetivos nada amigáveis.

Cuidar dos netos é trabalho?

Então, afinal, é certo ou errado cobrar para cuidar dos netos? Alguns argumentam que ela não tem a especialização de uma creche, que conta com profissionais qualificados para lidar com crianças. Por outro lado, também dizem que nenhuma creche ou babá vai ser tão compreensiva, amorosa, confiável e atenciosa como uma avó.

Se por um lado, parece que a avó está sendo injusta e que é obrigação, por outro, se deve lembrar que a obrigação de fato já foi cumprida, criando os filhos para o mundo. A pessoa idosa tem sua própria vida, seus sonhos e objetivos, não está aqui só para a família. Mas é claro que ela é uma parte fundamental da sua vida. Então, o que você acha dessa discussão?  Dê sua opinião nos comentários!

PODE GOSTAR TAMBÉM