atividade física após os 40
em

Atividades físicas para mulheres e homens acima dos 40

Descubra quais os melhores exercícios físicos para fazer após os 40 anos!

A chave para envelhecer com saúde é ter um estilo de vida saudável. Não fumar e não exagerar no álcool são coisas básicas, mas não suficientes. Equilibrar a alimentação e praticar exercícios regularmente lhe concede mais energia e proporciona bem-estar. E quanto mais a idade avança, mais é necessário realizar atividades físicas.

Algumas pessoas ficam em dúvida sobre quais os melhores exercícios para se fazer depois dos 40 anos. Tanto homens quanto mulheres, principalmente quem quer deixar de lado o sedentarismo, querem atividades específicas para suas necessidades. Afinal, nessa faixa etária a força e a energia por vezes já não é mais a mesma. É preciso um foco diferente.

Quais os melhores exercícios físicos para mulheres acima dos 40 anos

alongamento para mulheres

As mulheres apresentam uma constituição física diferente dos homens. Além disso, suas necessidades em termos de atividade física são outras. Portanto não é qualquer tipo de exercício que é indicado ao público feminino. Veja abaixo 8 exercícios perfeitos para mulheres acima dos 40 anos.

Alongamento

Poucas pessoas valorizam os alongamentos. Mas eles são muito importantes antes e depois de qualquer atividade física maior. Alongar os músculos evita lesões e câimbras. Pela manhã ao acordar é recomendado também, pois prepara o corpo para as próximas atividades do dia.

Ioga

Ioga auxilia a aumentar a flexibilidade e a força física. Para as mulheres de 40 anos é muito recomendado. Essa prática reduz o estresse e a insônia, além de controlar a pressão arterial e melhorar a capacidade respiratória.

Pilates

Pilates também auxilia no ganho de flexibilidade e de força. É uma prática que exige maior disposição que o ioga, no entanto.

Caminhada e corrida

Caminhadas e corridas são muito procuradas por pessoas acima dos 40 anos. Elas são ótimas por serem práticas: podem ser praticadas ao ar livre e em grupos. Exercitam vários grupos musculares e liberam hormônios que reduzem o estresse. Além disso, por serem aeróbicos, queimam gordura.

Pedalada

A pedalada é uma atividade de baixo impacto, mas de boa queima de gordura. Ela fortalece as pernas e o bumbum e acelera o metabolismo.

Musculação

A musculação é recomendada, pois recupera a tonicidade dos músculos. Os resultados são mais demorados aos 40, mas existem. Além disso, proporciona boa disposição física e autoestima.

Hidroginástica

A hidroginástica combina exercícios aeróbicos com musculação. O melhor é que é tudo na água, em um ambiente com música e que proporciona boas energias e uma alta perda calórica.

Natação

Esse é um dos esportes mais completos. Trabalha todos os grupos musculares e em pouco tempo, sem muito impacto. A respiração também é exercitada com essa atividade.

Quais os melhores exercícios físicos para homens acima dos 40 anos

alongamento para homens

Os homens acima dos 40 anos procuram atividades físicas que possam lhe devolver a autoestima. Após os 35, a perda de músculos e o ganho de gordura aumentam. É comum então que o público masculino se concentre na musculação. Há outras atividades, no entanto, tão eficazes quanto.

Musculação

Essa é a mais procurada por homens de todas as idades. Aos 40 não seria diferente. Ela auxilia a manter os músculos tonificados e vistosos. Outro benefício é fortalecer grupos musculares que começam a se deteriorar, como os das pernas.

Lutas

Lutas ou artes marciais são ótimas para homens que procuram uma alternativa à musculação. Essa prática possibilita muita tonificação muscular e queima calórica. Há também um bom alívio do estresse nesse tipo de exercício.

Natação

A natação é um exercício que relaxa a mente e trabalha todos os músculos. Nadadores possuem uma boa força muscular e tem baixos níveis de gordura. Quem possui problemas respiratórios também pode se beneficiar dessa prática.

Corrida e caminhada

Caminhar ou correr são duas das melhores práticas. Após os 40, tanto homens quanto mulheres se tornam muito adeptos desses exercícios. A queima calórica é considerável, além de haver um ganho em bem-estar e autoconfiança.

Tênis

Tênis é um dos esportes mais divertidos que existem. Ele possibilita boa movimentação e queima de gordura, apesar de ser atividade de impacto leve.

Tanto as mulheres quanto os homens chegam aos 40 à procura de novos desafios para suas vidas. A prática de atividades físicas com regularidade pode atender a essa procura. As opções são variadas e acessíveis a todas as pessoas. Escolha aquela que mais combina com seu estilo e não deixa nunca de fazer exercícios físicos.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
doenças comuns aos homens após os 40

Quais as doenças mais comuns nos homens após os 40 anos

fazer um check up completo

Quando fazer um check up completo?