armadilha mosca da fruta
Crédito: Pxhere

Aprenda a fazer uma armadilha caseira para a mosca da fruta

Livre-se desses insetos sem precisar de componentes artificiais agressivos para os vegetais

Publicidade

Também chamadas de Drosófilas, as moscas de fruta são incômodas para muitas pessoas que possuem suas hortas, atrapalhando a produtividade e prejudicando as plantas. Afinal, os filhotes dessa mosca se desenvolvem no interior do fruto. E então leva à sua queda antes do amadurecimento.

Além disso, ao por os ovos, a mosca cria lesões nas plantas que são espaços propícios para bactérias e outras pragas. Para espantá-las não é recomendável a utilização de produtos artificiais que sejam tóxicos para suas plantinhas. Mas é claro que tem outra forma! Confira como fazer uma armadilha caseira para a mosca da fruta de forma natural e super barata.

Como fazer uma armadilha caseira para a mosca de fruta

Essa armadilha, denominada de MacPhail, é extremamente barata e simples de ser feita. Dá para fazê-la aí mesmo na sua casa e, além de ser muito eficiente, serve também para outros insetinhos indesejáveis e pode ser utilizada em qualquer local! Para o preparo dessa armadilha, você irá necessitar de poucas coisas, encontradas facilmente em casa.

Materiais necessários

Garrafa pet: 1 unidade de 2 litros;
Água: 500 ml;
Suco: 1,5 litro da fruta que elas se alimentam.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Faça três furos com 2 centímetros de diâmetro na zona central da garrafa pet;
  2. Acrescente o meio litro de água e 1 litro e meio de suco da fruta que elas estão atacando;
  3. Coloque a garrafa pendurada em uma altura entre 1,5 e 2 metros, em um local próximo das frutas de onde essas moscas se alimentam;
  4. Descarte a solução após 1 semana, conte as moscas para ter um controle e repita o procedimento até acabar com elas;
  5. Retire os frutos contaminados, que tenham furinhos, e descarte.

Essa armadilha caseira é muito prática e eficiente, já que o suco atrai as moscas para dentro da garrafa. Isso porque o orifício possui o diâmetro perfeito para que elas entrem, porém não saiam após a ingestão do líquido. Assim, elas ficam presas na garrafa, auxiliando no controle da infestação e deixando suas plantas livres desse problema. Veja o passo a passo em vídeo:

PODE GOSTAR TAMBÉM