Ar-condicionado sujo doenças
Crédito: Freepik

Ar-condicionado sujo: 5 doenças causadas pela falta de limpeza

Dá trabalho, mas tem que mantê-lo sempre limpo

Publicidade

Se tem um lugar da casa que acumula sujeira, é o ar-condicionado. O pior é que toda a poeira e germes acumulados, podem desencadear uma série de doenças. Saiba quais são e proteja a você e sua família desse problema, garantindo mais saúde e bem estar.

1. Doença do legionário

Causada pela bactéria Legionella pneumophyla, essa doença ataca os pulmões, causando uma pneumonia grave. Ela não é transmitida entre pessoas, porém ar-condicionado, piscinas, saunas e afins são propagadores da doença. Seus principais sintomas são dores de cabeça e no corpo, calafrio e febre alta. Em seguida, evolui para tosse com muco e sangue, dificuldade para respirar, vômito, diarreia e até confusão mental.

2. Ressecamento da mucosa nasal

Estar em um ambiente com ar-condicionado já causa o ressecamento do muco, porém é ainda pior se estiver sujo e contaminado. Isso porque quando a mucosa nasal está seca, os cílios não conseguem impedir a entrada de fungos, bactérias e vírus, com a mesma eficiência. Consequentemente, há uma maior chance de desenvolver inúmeras doenças, sendo uma porta de entrada que poderia ter sido evitada com uma simples limpeza.

3. Amigdalite

Também as amígdalas podem ser prejudicadas com a falta de limpeza do ar-condicionado. Elas podem ser atacadas por vírus e bactérias que se alojam e desenvolvem em filtros sujos no ar-condicionado. Entre os vírus que gostam desse ambiente estão o Adenovírus, Epstein-Barr e o Citomegalovírus. Já as bactérias mais comuns são Streptococos e Pneumococos.

Publicidade

4. Asma

Quem sofre com asma sabe que ar-condicionado sujo é um veneno para sua saúde. Certamente, se estiver em um local assim, logo vai começar a sentir falta de ar. Isso acontece por causa do acúmulo de ácaros, poeira, fungos, germes e até pólen e pelos de animais, que ficam presos no filtro de ar. Esse coquetel é lançado direto na via respiratória, fazendo com que apareça o cansaço, falta de ar e a bendita tosse.

5. Rinite

Também quem tem rinite alérgica sabe o quanto pode ser desafiador conviver com o ar-condicionado, ainda pior se estiver sujo. É certeza de muitos dias com espirros intermináveis, dor de cabeça, olhos inflamados, congestão e muito cansaço. Produtividade e qualidade de vida são muito reduzidas, a depender da quantidade de sujeira no filtro do ar.

Para evitar essas doenças, basta fazer uma limpeza periódica no seu equipamento, deixando sempre saudável e eficiente. E não precisa pagar ninguém para isso! Veja como fazer sua limpeza, passo a passo, em vídeo:

PODE GOSTAR TAMBÉM