em

Como fazer um aquecedor solar e economizar na conta de energia

Além de economizar com um aquecedor ligado na tomada, essa é uma solução ecológica. Veja como fazer em casa.
aquecedor solar
Crédito: Pxhere

As formas de economizar energia estão cada vez mais necessárias, à medida em que o valor da conta não para de subir. Além disso, ter alternativas mais sustentáveis em casa é sempre uma boa opção para a preservação do meio ambiente. Se você leva jeito para engenharia e conhece o sistema hidráulico da sua casa, pode fazer um aquecedor solar caseiro e melhorar a temperatura da água da sua residência no inverno, poupando energia do chuveiro. Veja os materiais que vai precisar e siga o passo a passo.

Materiais necessários

O seu aquecedor solar caseiro vai ser basicamente uma forma de converter energia solar em energia térmica transferida para a água. Não tem envolvimento de eletricidade, mas deve ter cuidado mesmo assim. Veja o que vai precisar comprar em uma loja de materiais de construção:

  • Placa de forro de PVC modular alveolar de 1,25 x 0,62: 1 unidade;
  • Tubos de PVC de 32 mm e 70 cm de comprimento: 2 unidades;
  • Luvas de PVC soldáveis de 32 mm: 2 unidades;
  • Adaptador de PVC 32 mm por 1”: 1 unidade;
  • Joelhos de PVC de 90º soldáveis de 32 mm: 2 unidades;
  • Caps PVC de 32 mm: 3 unidades;
  • Cap PVC com rosca de uma polegada: 1 unidade;
  • Placa EPS (para isolamento térmico): 1 unidade;
  • Esmalte sintético (não imobiliário) preto fosco (cerca de 40 ml por coletor): 1 unidade;
  • Adesivo bi-componente ou resina isofitálica: 1 unidade.

Você ainda vai precisar de ferramentas básicas, como furadeira, trena, pregos, jornal, lixas e pincel.

Como fazer passo a passo

Esse é um modelo de aquecedor solar comumente usado para aquecer a água de piscinas, o que faz dele um sistema mais simples de montar. É importante que você tenha um conhecimento suficiente sobre o sistema hidráulico de casa para aplicar esse aquecedor solar para o chuveiro.

Passo 1 – Adapte os tubos de PVC de 70 centímetros

O primeiro passo é fixar bem os tubos de PVC de 70 centímetros e fazer um corte de 61 centímetros de comprimento. Centralize o corte e distribua as margens de 4,5 para cada lado de maneira uniforme. Esse corte deve ter 1,1 centímetro de largura.

Passo 2 – Lixar

Feito o corte, use uma lixa para dar o acabamento, permitindo que a placa alveolar fique encaixada com perfeição, sem haver sobras. Ela possui um centímetro a mais do que o corte que você fez, então isso garante que quando você lixar as entradas não fiquem muito compridas.

Passo 3 – Encaixe e pinte a placa

Faça o encaixe da placa nos dois tubos anteriormente preparados. Certifique-se de que esteja bem preso. Limpe com álcool e disponha sobre uma camada de jornal. Use o adesivo ou a resina ao redor de todo o encaixe, nos dois canos, para fazer uma vedação. Deixe secar por duas horas. Depois vire a estrutura e faça o mesmo procedimento no outro lado.

Espere 24 horas para que seque por completo. Depois desse tempo, pinte uma das faces (a que ficará para cima) da estrutura usando o esmalte preto fosco. Faça a pintura de toda a face superior, exceto nas pontas dos tubos, para que não atrapalhe no encaixe dos demais componentes.

Passo 4 – Montagem na estrutura

Essa estrutura que você montou é o coletor. Agora só precisa fazer a montagem em relação à estrutura onde será utilizado. Será preciso utilizar os componentes que vedam saídas em duas das quatro saídas. As saídas liberadas deverão ficar uma na diagonal da outra.

Em uma dessas saídas é por onde irá passar a entrada de água. No caso da piscina, através do bombeamento. Na outra saída você vai encaixar a tubulação de leva a água de volta para a piscina, ou no caso, para o chuveiro.

Benefícios do aquecedor solar caseiro

Depois que tiver o seu aquecedor feito, instalado e funcionando, a grande vantagem vai ser a economia de energia elétrica, pois o chuveiro é um dos grandes gastos com energia doméstica. Com um pouco de prática, você vai ter um sistema de aquecimento mais barato e eficiente.

Mas é claro que também há o grande benefício de estar contribuindo com a sustentabilidade, fator altamente importante hoje em dia em que o planeta sofre tanto com os gastos excessivos e de formas não renováveis das suas fontes de energia.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

síndrome de ménière
Saiba tudo sobre a Síndrome de Ménière e como tratá-la
descongelar kefir
Como descongelar kefir de água e de leite