em

Médico cria dispositivo de insulina para ajudar pacientes com diabetes

Aparelho administra a aplicação e ainda envia informações da condição de saúde para o celular do paciente

O médico espanhol Eduardo W. Jorgensen, de apenas 26 anos, desenvolveu um tratamento que deve revolucionar a vida de pessoas com diabetes. A sua empresa, MedicSen, vem trabalhando em um dispositivo moderno, como se fosse um pâncreas artificial, que administra doses de insulina necessárias e personalizadas para cada paciente.

Segundo Jorgensen, a inspiração nasceu de uma história real, da qual ele presenciou em um hospital em La Paz, na Bolívia. “Há dois anos, eu estava em uma clínica de endocrinologia quando vi uma garota de dez anos que se recusava o tratamento de diabetes, mesmo depois de o médico explicar as possíveis complicações a longo prazo. Isso me deixou surpreso. Ela tinha vergonha de carregar a sua bomba de insulina pendurada no cinto, porque achava que seus amigos iriam rir dela. Eu pensei que algo assim não poderia acontecer em nosso tempo. Na verdade, já havia a tecnologia necessária para pôr isso em prática. Era só preciso adaptá-lo e fazer estudos”, explica o médico em entrevista ao site Madrimasd.

Dispositivo aplica medicação

aplicativo para administrar insulina

Com ajuda de uma equipe de engenheiros e médicos, Jorgensen projetou um pequeno dispositivo que administra as doses diárias de insulina do paciente. O aparelho consiste em duas partes diferenciadas, capazes de operar individualmente e em conjunto: o aparelho, em si, e o sistema que o controla.

A parte física é um aparelho pequeno (4cmx6cmx1cm) e que, mesmo sem agulhas, injeta insulina no paciente. O objeto é ativado manualmente ou automaticamente pelo paciente. O sistema de controle tem um sensor de glicose, monitora a frequência cardíaca e temperatura corporal.

Além de administrar a medicação, o aparelho ainda coleta e transmite informações para um aplicativo de celular. Os dados do paciente são processados e, com ajuda da inteligência artificial, divulga informações personalizadas ao usuário: dicas de como controlar o diabetes,  de alimentação e sugestões de como melhorar a qualidade de vida.

Segundo o site da empresa, o aparelho está em fases de testes laboratoriais. Ainda não há informações sobre preço ou datas de lançamento do produto.

Gostou dessa novidade tecnológica? Então compartilhe essa notícia com o amigo que tem diabetes e vai adorar saber da novidade!

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Proteína do feijão contra a metástase cerebral
dicas para emagrecer
10 mudanças de hábitos que farão você perder peso