animais de estimação e isolamento social
Crédito: Freepik

Animais de estimação ajudam a lidar com isolamento social

Eles são ótimas companhias nessa época de isolamento, mas é preciso ter cuidados na hora de sair de casa

Publicidade

Quem tem um ou mais animais de estimação em casa, sabe o quanto eles fazem diferença no dia a dia. Sejam cães, gatos, pássaros ou outros menos comuns, os animais trazem amor, afeto, fazem companhia e são uma distração para as pessoas, apenas por sua presença e o compromisso em cuidar deles.

Em especial nessa época de isolamento social, em que muitas pessoas estão vivenciando a chamada síndrome da quarentena, a presença dos animais de estimação é muito importante. Tanto é que muitos abrigos estão incentivando a adoção responsável de pets para beneficiar os animais que precisam ser adotados, as pessoas que precisam de companhia e também os próprios abrigos que estão recebendo menos visitas e doações.

Para as pessoas que vivem sozinhas e também para as crianças, os animais cumprem com um papel ainda mais importante, pois são o contato social e a companhia para brincar que não se pode ter durante o isolamento.

Cuidados com os animais de estimação durante a quarentena

Muitas pessoas ficaram com receio de saírem com seus animais para passear durante a pandemia.

Publicidade

Mas, os veterinários ainda afirmam que não há casos comprovados de contágio de covid-19 de animais para humanos. Sabe-se que os cães e gatos até podem contrair um outro tipo de coronavírus, mas que não é transmissível para as pessoas.

Mesmo assim, como não se tem a absoluta certeza de como o novo coronavírus se comporta, é importante você tomar os seguintes cuidados na hora de sair de casa com seu pet:

  • Mantenha o distanciamento social de outras pessoas e animais;
  • Não deixe que façam carinho no seu pet;
  • Quando chegar em casa, limpe bem as patinhas do animal, pois ele pode ser um transportador do vírus para dentro do lar;
  • Se você estiver com sintomas de covid-19, mantenha mais distância do seu pet, evitando pegá-lo no colo ou ficar acariciando, por prevenção.

Veja mais dicas e cuidados para estar em casa tranquilo com seu pet na quarentena:

PODE GOSTAR TAMBÉM