em

Benefícios da andiroba para a saúde

Em óleo, chá, cremes ou cápsulas, esse fruto amazônico pode fazer muito pela sua saúde e beleza
andiroba
Crédito: Wikimedia Commons

E quem disse que andiroba só serve para fazer móveis ou óleo para eles? Esse fruto tem muitos benefícios para a sua saúde e beleza! Comum na região da Bacia Amazônica, ela é originária das Américas Central e do Sul, bem como da África tropical.

Uma árvore de porte grande, cuja madeira é utilizada para fazer móveis e o óleo é utilizado para diversos fins, sendo reconhecido pelo Ministério da Saúde como um medicamento fitoterápico. Seu óleo, extraído da semente, é normalmente utilizado como um repelente natural, além de cicatrizante e anti-inflamatório.

O óleo possui elementos excelentes para a saúde e estética, como a oleína, palmitina e glicerina, tendo uma coloração amarelada e sabor muito amargo. Conheça melhor todos esses benefícios.

Benefícios da andiroba

1. Antigripal

Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a combater gripes e resfriados. Além disso, é ótima contra infecções na garganta.

Ela ajuda a curar o organismo mais rapidamente, devendo porém ser utilizada com cautela, para evitar excessos.

2. Analgésico

Com aplicação tópica, ele pode ajudar a aliviar a dor muscular ou espasmódica. Dessa forma, é excelente contra cólicas menstruais.

Ele também pode ser utilizado para massagear a região dolorida, após a prática de atividades físicas ou contusões, ajudando a cicatrizar mais rapidamente.

3. Repelente

Muito utilizado na Amazônia para afastar os insetos, seu óleo é capaz de agir por mais tempo do que os industriais, sem trazer os danos ao organismo, causados por produtos químicos em excesso.

A andiroba pode ser utilizada como repelente diretamente na pele ou ter a casca da sua árvore queimada, para afastar os insetos do ambiente como um todo.

4. Pele mais bonita

É rica em vitamina A, B, C, E e ácidos graxos, sendo assim excelente para a pele. Ela é uma excelente fonte de hidratação.

Além disso, ajuda a combater os radicais livres que causam o envelhecimento precoce, deixando a pele mais firme por mais tempo.

Sua ação anti-inflamatória ajuda também a prevenir o aparecimento de espinhas e acne, deixando a pele mais bonita ao longo do dia.

5. Cabelos mais fortes

Além de ser um excelente hidratante natural, mais indicado para cabelos cacheados ou muito secos, ele pode te ajudar a:

  • Reduzir o frizz, aquele monstrinho que não deixa seus fios no lugar que você escolheu;
  • Eliminar as pontas duplas, depois de eliminadas as existentes, faz com que não apareçam novas;
  • Reduzir o excesso de volume – se você quiser – ou então deixe suas mechas livres, leves e soltas;
  • Reduz a queda de cabelo, fortalecendo desde o bulbo.

Como consumir

oleo de andiroba benefícios
Crédito: Wikimedia Commons

Lembre-se que antes de utilizar qualquer medicamento natural, você deve buscar orientação com seu médico de confiança, pois cada organismo reage de forma diferente ao tratamento.

Óleo de andiroba

O óleo de andiroba pode ser utilizado para dores, inflamações, cortes, picadas de insetos (para prevenir e tratá-las), cólicas e muito mais.

Basta aplicar uma pequena quantidade na região afetada e massagear cuidadosamente. Pode lavar a região depois de uma hora, se necessário.

Chá

O chá é indicado para gripes e resfriados, ajudando também nas afecções da garganta.

Para fazer o chá, coloque uma colher de sobremesa de folhas desidratadas em uma xícara de água fervendo. Desligue, tampe e tome depois de morno.

As folhas são facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e realmente não tem um gosto muito convidativo.

Cápsulas

As cápsulas são a forma mais prática de ingeri-la, pois evita o contato com seu sabor caracteristicamente amargo, mas lembre que qualquer suplemento alimentar deve ser indicado por um médico ou nutricionista!

Cremes

Existem diversos cremes, sabonetes, xampus e outras formulações que a utilizam.

Você pode encontrar facilmente, desde farmácias até em lojas de cosméticos ou produtos disponibilizados em catálogos.

Contraindicações e cuidados a ter

Até o momento, não se tem registro de contraindicações para seu uso. Porém, um estudo inicial verificou que o consumo excessivo pode causar um início de inflamação no fígado.

Ainda há muito o que se estudar nesse campo, mas de qualquer forma, se você tem qualquer limitação hepática, não utilize o produto.

Gostou das dicas? Compartilhe!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

água aromatizada
Como fazer água aromatizada: 7 receitas
conserva de ovo de codorna
Como fazer conserva de ovo de codorna