O amor tem 5 fases
Crédito: Freepik

O amor tem 5 fases: a maioria dos casais desiste na 3ª

Veja em que fase está o seu relacionamento e até onde pode chegar

Publicidade

Você sabia que o amor entre um casal passa por 5 fases diferentes? Infelizmente, muitos deixam de tentar depois da terceira, sem saber o que pode vir depois. Veja quais são as etapas pelas quais todos os casais acabam passando e descubra onde vocês estão hoje!

Veja também: Amor de mãe é como o de Deus — incondicional e eterno

Fases do amor

Você já sabe que o amor passa por momentos diversos, sendo, ao todo, 5 fases bem definidas. Saiba quais são elas e identifique onde vocês estão hoje:

1. Paixão

Claro que tudo começa com a paixão: respiração acelerada, borboletas no estômago e a vontade irresistível de estar ao lado do outro. O corpo fica repleto de hormônios como dopamina, oxitocina, serotonina e muitos outros, que fazem bem para o corpo e o espírito. É aquela fase deliciosa, que nunca deve ser esquecida. Mas que passa.

Publicidade

2. Comprometimento

Depois que a paixão passa, vem o sentimento de pertencimento e comprometimento, sendo uma sensação mais mansa e que aquece o coração. Há uma maior proteção, cuidado e a sensação de que o amor vai durar para sempre. É exatamente aí onde geralmente se iniciam os casamentos.

3. Desilusão

Essa é a fase mais complicada. Você começa a ver alguns pontos no parceiro que ainda não tinha percebido, por causa da projeção do relacionamento perfeito. Assim, quando as coisas começam a ficar mais reais, certamente há uma maior chance de complicações.

4. Amor real

Passada essa fase, depois de compreender que o outro é humano e que, da mesma forma, o amor continua, vem o amor real. Além de ser tranquilo, sereno, ele é mais realista e não idealiza tanto o parceiro. Consequentemente, há também uma maior aceitação do outro e de si mesmo, resultando em maior cumplicidade.

5. Transformação

Essa é a fase para aqueles que já lutaram muitas guerras juntos, choraram e riram, criaram ou não seus filhos e agora aproveitam a companhia um do outro. Eles aprenderam com as dificuldades e se transformaram para melhor, criando um amor duradouro, sincero e profundo.

Publicidade

Claro que nada é linear ou estático, podendo oscilar entre as fases, de tempos em tempos. Mas uma coisa é certa: vale a pena passar por cada uma delas. E você, em que fase está no seu relacionamento?

PODE GOSTAR TAMBÉM