receitas de ambrosia
Crédito: Pxhere
em

7 Receitas de ambrosia

Saiba como preparar deliciosas combinações desse doce para as mais diversas ocasiões e gostos

Originária da península Ibérica, a ambrosia se tornou muito popular no interior do Brasil. Ela era denominada –pelos gregos- de manjar dos Deuses, acreditava-se que era consumida pelos deuses do Olímpio e proporcionava uma sensação de extrema felicidade para quem a experimentasse.

Desse modo, conseguiu grande renome e se tornou um doce bastante popular e com fortes raízes históricas. Portanto, leve toda essa história para casa e confira 7 receitas com diferentes combinações dessa sobremesa para preparar!

Veja também: receitas de mousse de manga

Ambrosia: 7 receitas

Preparada com leite, ovos, açúcar e outros ingredientes de sua escolha, a ambrosia é uma sobremesa amplamente versátil. Sendo assim, você pode prepará-la para agradar aos mais diversos gostos e combinar com as mais diversas ocasiões.

Você irá encontrar versões desse doce ideais para ocasiões mais formais, como festas, confraternizações, reuniões e jantares românticos ou variantes mais despojadas para se deliciar com a família e amigos. Para isso, confira abaixo 7 receitas desse típico doce e prepare em casa a que mais se adapte a seu paladar.

1. Laranja

A ambrosia de laranja é uma excelente pedida para quem deseja dar um toque cítrico a essa sobremesa, mas sem quebrar o sabor doce. Afinal, é bom que haja esse azedinho, já que explora melhor o contraste dos sabores e o aspecto de leite coalhado que é típico desse prato.

Para isso, você irá precisar de 1 litro de leite, 1 litro de suco de laranja caseiro, 1 quilo de açúcar refinado, 12 ovos, 6 gemas, cravo e canela. Esse doce irá render uma quantidade generosa e é garantia de sucesso nas reuniões de família!

2. Tradicional

ambrosia tradicional
Crédito: Aqui Na Cozinha

Se você não deseja adicionar nenhum outro ingrediente que contraste com o sabor e consistência desse doce, essa versão tradicional é perfeita. Para isso, utilize 1 xícara de água, 2 xícaras de açúcar, 6 gemas de ovos, 3 claras de ovos, meio litro de leite, 4 cravos e um pau de canela. Essa receita fica com o sabor e cheirinho de doce da vovó e é de dar água na boca em amantes de pratos clássicos!

Veja o passo a passo: ambrosia tradicional 

3. Com baunilha

ambrosia com baunilha
Crédito: Diga Maria

Nessa variante, a casca de limão ganha força, principalmente pelo contraste com a consistência do doce e seu toque azedinho no sabor. Outro ponto que vale a pena destacar é a essência de baunilha para realçar o leite. Para preparar essa sobremesa, utilize: 1 xícara de açúcar, 1 xícara de leite integral, ¼ xícara de água, 2 claras em neve, 3 gemas, casca de ¼ de limão, canela e baunilha.

Veja o passo a passo: ambrosia com baunilha

4. Com limão

O preparo desse doce é muito simples e precisa apenas de 6 xícaras de leite, 2 xícaras e meia de açúcar refinado, 4 ovos e 1 limão. Além de possuir uma estética única, essa ambrosia é saborosa e não enjoa, sendo excelente para acompanhar aquele filminho que você gosta.

5. Com pistache

ambrosia com pistache
Crédito: Aromas e Sabores

O pistache é rico em fibras, potássio, ácidos graxos, proteínas, vitamina K, magnésio e vitamina E. Sendo assim, possui propriedades antioxidantes e colabora para o combate dos radicais livres no organismo, responsáveis por gerar desgastes nas células.

Para o preparo, você irá necessitar de leite, pistaches moídos, leite condensado, leite em pó desnatado, açúcar e suco de limão. Uma sobremesa com um toquezinho saudável e que ainda é gostosa, não tem como resistir.

Veja o passo a passo: ambrosia com pistache

6. De maracujá

ambrosia de maracuja
Crédito: Gshow

A ambrosia de maracujá é saborosa e pode ser preparada facilmente com a combinação de ½ xícara de suco de maracujá caseiro, 3 xícaras de açúcar refinado, coco ralado, 1 vidro de leite de coco, 750 ml de leite integral (ou desnatado, se preferir) e 6 ovos.

O maracujá é uma fruta rica em cálcio, ferro, fósforo, potássio, vitaminas A e do complexo B. Além disso, possui vitamina C, mas que não pode ser usufruída nesse doce pois é um nutriente volátil.

Veja o passo a passo: ambrosia de maracujá

7.  De coco

ambrosia de coco
Crédito: GShow

Essa ambrosia possui um sabor típico de doces tropicais, com o coco realçando sua composição, inclusive na decoração. Ele é ralado e fica lindo, tornando esse doce ideal para festas e confraternizações mais formais.

Para o preparo, é necessário ovos, leite integral, suco de limão, açúcar, coco ralado, canela e cravo-da-Índia. O sabor é marcante e contrasta perfeitamente o coco com o limão. Vale a pena experimentar!

Veja o passo a passo: ambrosia de coco

Qual dessas receitas foi a sua favorita? Comente abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Bolinho caipira: 8 receitas perfeitas para você testar

beneficios da betula

Bétula: benefícios, contraindicações e como usar