em

Como amadurecer abacaxi?

Conheça algumas dicas que podem ajudar no consumo da fruta.
amadurecer abacaxi
Créditos: Max Pixel https://www.maxpixel.net/American-Flag-Food-Fruit-Fresh-Healthy-Pineapple-2388848

O abacaxi é uma das frutas que não fica mais doce depois de ser colhida, porém pode se tornar mais macia e suculenta no tempo certo. Caso seja guardada por muito tempo, torna-se ácida e fica muito difícil de agradar o paladar. Você pode ler aqui algumas dicas para amadurecer abacaxi e aproveitar tudo aquilo que essa fruta pode proporcionar.

4 Dicas para amadurecer abacaxi

amadurecer abacaxi dicas
Créditos: istockphoto

O abacaxi não amadurece depois de ser colhido, por isso conheça algumas das dicas que podem ajudar no consumo da fruta.

1. Reserve em temperatura ambiente

A melhor forma de desfrutar o abacaxi bem suculento é reservando a fruta em um lugar bem arejado em temperatura ambiente. Após dois dias, aproximadamente, a fruta já estará boa para ser consumida. Cuidado com o tempo, pois o abacaxi fermenta-se rapidamente.

2. Evite a geladeira

Esperar que qualquer fruta amadureça dentro do seu refrigerador não é uma boa ideia. Além de retardar o processo, a fruta também passa por uma refrigeração não uniforme, assim como seu amadurecimento.

3. De cabeça para baixo

Alguns acreditam que para amadurecer abacaxi e torná-lo mais doce, deixá-lo em temperatura ambiente e de cabeça pra baixo irá resultar. Em teoria, funciona pois os açúcares iriam se espalhar pela fruta inteira, mas na prática não tem um resultado tão notável.

4. Embrulhe

Para que o abacaxi fique mais suculento, você pode retirar a coroa, embrulhar em película aderente e deixá-lo na geladeira por dois ou três dias. De preferência, deixe-o de cabeça para baixo. Esse não é exatamente um processo para amadurecer abacaxi, mas ajuda a deixá-lo mais macio e suculento.

Como escolher abacaxi

Você deve ter alguns cuidados ao escolher um abacaxi já que ele não amadurece após ser colhido. Entre algumas formas estão:

Sinta o cheiro

Quando for comprar um abacaxi, sinta o cheiro. Quando está maduro, o abacaxi tem o cheiro característico mais acentuado.

Pressione levemente

Para identificar a que ponto a fruta está, você pode pressionar levemente o abacaxi. O ponto ideal é macio. Se estiver muito mole, é muito provável que já esteja estragado.

Observe as folhas

As folhas da coroa do abacaxi idealmente têm de ser verdes. Evite os abacaxis que têm as folhas amareladas. Isso pode significar que a fruta já está a fermentar.

Retire uma das folhas

Outra dica que pode ajudar a descobrir o ponto do abacaxi é puxar uma das folhas. Se não tiver muita dificuldade, é sinal que está maduro. Se sair muito fácil, é sinal que já está muito maduro.

Observe a raiz

A parte que se encontra embaixo do abacaxi é a ligação com o pé. Observe a cor: se estiver amarelado, é sinal que está maduro e bom para consumo.

O que fazer com abacaxi azedo?

amadurecer abacaxi azedo
Créditos: VideoBlocks

Amadurecer abacaxi é um processo controverso. Caso o seu esteja azedo, a melhor forma de aproveitar ele é utilizando em outras receitas.

  • Chá: você pode cortar em cubos e adicionar água e açúcar, deixar ferver por alguns minutos e está pronto;
  • Churrasco: corte em rodelas ou pedaços maiores para espeto, é só colocar na churrasqueira e esperar que fique um pouco assado;
  • Assar: você pode cortar em rodelas, depois de 5 minutos assando, pode colocar um pouco de açúcar em cima das rodelas e esperar caramelizar;
  • Sucos: se seu abacaxi estiver muito azedo, deixe-o cozinhar por uns minutos em água fervente, retire e espere esfriar. Junte água, açúcar e hortelã ao abacaxi no liquidificador e terá um suco incrível.
Redigido por Natalia Fontenele

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Para que serve chá de jasmim
suco de kiwi
Suco de kiwi: receitas e benefícios