altura do chuveiro
Crédito: Freepik
em

Como definir a melhor altura do chuveiro?

Na hora de instalar o aparelho no seu banheiro, não pode colocar numa altura qualquer

Publicidade

Você está na casa nova, fazendo as instalações dos eletrodomésticos e chegou a hora de instalar o chuveiro? E então, qual a altura do chuveiro considerada ideal para ninguém ficar se incomodando na hora do banho? Essa é uma questão pertinente que muita gente se esquece, e depois fica sofrendo com banhos desconfortáveis.

Veja também: Chuveiro pingando: o que pode ser?

Veja o que considerar antes de escolher a altura do chuveiro

Nem é por uma questão técnica ou estética. Saber determinar a altura do chuveiro é importante para evitar que as pessoas da casa fiquem esbarrando no chuveiro, tendo de baixar a cabeça para caber embaixo dele ou precisando usar uma vassoura para alcançar o termostato.

Isso tudo é realmente chato quando você só quer tomar um banho relaxante para descansar ou tomar um banho rápido porque está com pressa para sair. Então, veja o que deve levar em conta antes de instalar seu chuveiro novo.

Publicidade

Qual é a altura da pessoa mais alta da casa?

O primeiro ponto a ser levado em conta é a altura da pessoa mais alta da casa. Se ela couber embaixo do chuveiro, sem ter que desviar a cabeça ou as mãos na hora de lavar o cabelo, ótimo! Instale o chuveiro 30 cm acima da altura da pessoa mais alta. Por exemplo, se essa pessoa mede 1,90 cm, o chuveiro deve ficar numa altura de 2,20cm em relação ao piso.

E a altura do registro, qual deve ser?

O registro que se usa para abrir o chuveiro deve ficar bem mais baixo, a cerca de 1,30 cm do chão. Essa é uma altura mediana, mas você pode adaptar conforme as necessidades dos moradores. Por exemplo, se tem crianças, pessoas muito baixas ou cadeirantes na residência, a altura do registro pode ser de 1,10 cm para que todos alcancem sem precisar de ajuda.

Considere o tipo de chuveiro

Se você optou por instalar o chuveiro mais baixo do que 2,10 cm (considerado um padrão), pois tem pessoas baixinhas na casa, lembre-se que o tipo de chuveiro pode interferir nessa decisão. Se o aparelho tiver uma pressão de água forte, essa altura pode fazer a água bater com mais força no corpo, tornando o banho menos confortável.

Publicidade

Lembre-se da distância entre o chuveiro e a parede

Mais do que se preocupar com a altura do chuveiro, você deve considerar que o aparelho deve estar a alguns centímetros de distância da parede também. Assim, na hora do banho, será possível colocar o corpo todo embaixo do chuveiro, sem encostar na parede.

Essa distância, geralmente, é de 45 cm. Você vai medi-la de acordo com o tubo de conexão que já vem com o chuveiro, na hora da compra. Quanto maior esse tubo, maior será a distância entre o chuveiro e a parede.

Os chuveiros tipo ducha não são nesse padrão, pois não vêm com o tubo de instalação. Eles são instalados direto na parede, com o chuveiro ligeiramente apontando para frente, e a pressão da água é regulada no próprio chuveiro. Então, não precisa se preocupar com isso.

Publicidade

Veja também: Aprenda a trocar resistência de chuveiro com segurança

madrasta

Ser madrasta: os desafios na relação com os enteados

roupa desbotada

Como recuperar roupa desbotada com receitas caseiras