em

20 Receitas de almôndegas para todos os gostos

Tem opções com carne bovina, de frango, de soja sem carne e também delícias recheadas. Aprenda todas

almôndegas
Crédito: Pixabay

As almôndegas são pequenas bolinhas de carne das quais surgiram variações como os hambúrgueres e o tradicional bolinho de carne brasileiro. Sua origem não é bem determinada, mas o nome vem do árabe e, com os passar dos anos, cada cultura inseriu ingredientes típicos à receita que hoje pode ser feita não apenas com carne bovina, mas também com frango, recheada e até sem carne, como as sugestões que você vai conhecer agora.

Veja também: receitas de almôndegas com aveia

Almôndegas de carne moída

Para começar, as receitas mais tradicionais que são à base de carne bovina pura ou misturada com carne suína.

1. Receitas simples

receita de almôndegas simples
Crédito: Tele Culinária

Somente os ingredientes básicos fazem parte dessa receita, que são o suficiente para deixá-la saborosa e suculenta. Use um corte nobre de carne bovina para que o resultado seja bem macio. Essa opção é feita com a carne, pão, tomates pelados, ovo, orégano, salsinha, leite, azeite, sal e pimenta. Pode cozinhá-las no micro-ondas.

2. Com molho de tomate

almôndegas ao molho
Crédito: Tudo Gostoso

Essa receita já é uma opção pronta para servir com macarrão, arroz, quinoa ou outro acompanhamento que gostar. Depois de fazer as bolinhas, faça também um molho vermelho. Quando o molho estiver quase pronto, adicione as bolinhas e deixe ferver tudo junto para ganhar mais sabor.

3. Carne com quinoa

almôndegas quinoa com carne
Crédito: Cozinho Logo Existo

Ao invés de servir a quinoa cozida como acompanhamento, coloque-a junto na receita da almôndega. Vai deixar o prato mais saboroso, nutritivo e com uma consistência diferenciada. Essa receita leva carne bovina, quinoa, cebola, alho, ervas variadas, azeite, sal e pimenta. Se quiser pode adicionar outros temperos mais fortes como pimentas, gengibre em pó e chimichurri.

4. Com espinafre e cenoura

almôndegas de carne e vegetais
Crédito: Receitas da Larinha

Para deixar as bolinhas mais coloridas e ainda mais saudáveis, a dica é incluir vegetais. O espinafre e a cenoura são ótimas escolhas, principalmente para quem tem crianças em casa e quer estimulá-las a comerem mais saudável. Faça bolinhas bem pequenas para ficarem mais atrativas. Essa versão é bem fácil de fazer, pois além desses 3 ingredientes principais só leva cebola, cheiro-verde, ovo e farinha de pão.

5. Com aveia

almôndegas de carne e aveia
Crédito: Tudo Gostoso

Misturar a aveia ajuda a deixar as bolinhas mais firmes, além de ser mais uma opção para deixar a receita com alto valor nutricional. Essa opção é feita com carne moída, aveia em flocos, cebola, tomate, alho, sal e orégano. Adicione mais temperos de acordo com seu gosto.

Almôndegas de frango

As opções de almôndega à base de carne de frango são ótimas também, além de ser uma carne mais leve do que a bovina. Você pode aproveitar o frango que sobrou do almoço de domingo e fazer essas receitas para congelar. Veja as sugestões de sabores para combinar.

6. Simples com molho de tomate

almôndegas de frango ao molho
Crédito: Receitas IG

Assim como tem a versão de carne com molho de tomate, também tem essa deliciosa à base de peito de frango. Vai precisar da carne, cebola, ovo, pão francês amanhecido, salsinha, azeite, alho, polpa de tomate e tempero pronto para aves. Depois é só servir com arroz e uma salada fresca.

7. Três ingredientes

receita de almôndegas de frango rápidas
Crédito: Edu Guedes

Quer fazer almôndegas de forma rápida e prática? Só vai precisar triturar o peito de frango e misturar com sopa de cebola e farinha de rosca. Depois de formar uma massa, pode fritar em óleo bem quente para servir como petisco, também pode cozinhar com molho ou assar para servir com batatas gratinadas e molho caseiro.

8. Frango com nozes

almôndegas de frango e nozes
Crédito: Hoje Tem Frango

As nozes são o grande diferencial dessa receita. Elas contribuem com sabor e textura porque não ficam totalmente moídas. Junto desse ingrediente e do frango a receita leva cebola, ovos, molho inglês e sal. Se quiser fazer um bom molho para acompanhar pode usar uma mistura de cebola, manteiga, trigo, caldo de frango, catchup, molho inglês, sal e creme de leite.

9. Com batata-doce

almôndegas de frango e batata
Crédito: Fit e Fitness

A combinação clássica de quem é fitness é o frango com batata-doce, então essa receita saudável pode ser uma opção para o pré-treino. Só precisa misturar peito de frango moído e cru com batata-doce cozida, ovo, farelo de aveia, alho, cebola, açafrão, sal, pimenta vermelha e salsinha. Depois de bem misturado, faça as bolinhas e leve para assar.

10. Frango com vegetais

almôndegas de frango e legumes
Crédito: O Meu Tempero

Essas almôndegas vão ficar muito coloridas e apetitosas. É um prato bom para fazer quando não tiver muito tempo para o almoço, pois alimenta bem e é prático. Leva peito de frango, cenoura, abobrinha, coentro, sal, pimenta, alho em pó, gengibre em pó e pão ralado. Depois cozinhe uma massa e faça um molho simples de tomate com manjericão.

De soja

As almôndegas de soja são um dos tipos mais consumidos por quem não come carne, embora também seja possível fazer versões com carne e com soja na mesma receita. Veja essas variações a seguir:

11. Receita básica

almôndegas de soja com molho
Crédito: AVP

Essa é uma versão vegetariana em que a soja é o ingrediente principal, sendo utilizada na forma granulada e desidratada. A receita também é feita com alho, cebola, azeite, farinha sem glúten à escolha, molho de soja, fermento, salsinha, pão ralado e temperos, como sal, pimenta, cominho e orégano. Para servir, a dica é fazer um molho à base de alho, cebola, tomate, açúcar, orégano, manjericão, manjerona, sal e azeite para servir com massa.

12. Com carne moída

almôndegas de soja e carne
Crédito: Magia na Cozinha

Se estiver querendo mudar a dieta, mas ainda não conhece o que gosta nas versões sem carne, faça uma mistura. Essa receita leva carne moída, proteína texturizada de soja, cheiro-verde, cebola, ovo, farinha de rosca, sal e colorau para dar uma cor bem bonita ao prato.

13. Soja com aveia

almôndegas de soja e aveia
Crédito: O Que Comer Hoje?

A aveia em flocos finos pode ser usada até mesmo nas versões sem carne, como essa que é de soja. Compre “carne” de soja escura granulada e misture com o farelo de aveia, farinha de trigo integral, cebola, cheiro-verde, molho de soja, pimenta e sal. Depois faça as bolinhas e leve ao forno para uma refeição saudável.

14. Com ragu de cenoura

almôndegas de soja e ragu
Crédito: Blog de Receitas Fáceis e Rápidas

Esse é um prato com molho diferente. O ragu de cenoura é feito com óleo, alho, cebola, tomates-cereja, cenouras-baby e sal, apenas. Já a almôndega leva soja, trigo, fermento, ovos, cebola, sal, ervas frescas e óleo para fritar.

15. Espinafres e sementes

almôndegas de soja e espinafre
Crédito: D Biscoito

Essa é uma opção mais incrementada, com ingredientes para deixar tudo bem temperado e saboroso. É feita com soja fina, alecrim, orégano, pimenta, sal, sementes de linhaça e de chia, espinafres, cebola roxa, alho, aveia, azeite e suco de limão.

Recheadas

Como se não bastasse todas as opções deliciosas com sabores diferentes, você ainda pode ir além e fazer almôndegas recheadas para surpreender a todos na mesa. O modo de preparo é o mesmo, apenas com a diferença de que, antes de moldar as bolinhas, você vai abrir a massa na mão, colocar dentro o recheio e então enrolar.

16. Recheio de queijo gouda

almôndegas recheadas com queijo
Crédito: Receitas Mais

O queijo gouda vai derreter bem no recheio dessas almôndegas, mas se não tiver esse, pode ser muçarela que também derrete fácil. A receita leva frango moído, ovo, trigo, sal, orégano, pimenta, ovos, o queijo para rechear, a farinha de rosca para empanar e óleo para fritar. Um delicioso petisco.

17. Soja com queijo minas frescal

almôndegas recheadas com queijo minas
Crédito: Guia da Cozinha

Outro queijo que vai muito bem como recheio é o minas frescal, mas esse não derreter. A massa é feita com proteína texturizada de soja, suco de limão, ovo, água, farinha de rosca, de trigo, sal, pimenta e salsinha. Depois que tiver as bolinhas recheadas, faça também um molho simples de tomate para completar.

18. Carne com queijo e enroladas em bacon

almôndegas recheadas com bacon
Crédito: Sabor Intenso

Essas bolinhas deliciosas vão ao forno para o queijo derreter bem por dentro e para a fatia de bacon ficar bem tostadinha por fora. É irresistível. Vai precisar de carne moída, alho, cebola, calabresa, pão ralado ou farinha de rosca, salsinha, ovo, sal, pimenta e louro em pó. Para servir, um belo molho branco de cogumelos é uma ótima sugestão.

19. Carne, queijo, espinafre e presunto

almôndegas recheadas com presunto
Crédito: Receitas na Rede

Esse é um recheio diferente, mais robusto. Leva queijo, espinafres e presunto. As bolinhas são simples, feitas com carne moída, aveia, farinha de rosca, ovo, azeite, sal e pimenta. Depois de fazer as bolinhas, deve deixá-las alguns minutos na geladeira para depois fritar.

20. Recheio de ovo

almôndegas recheadas com ovo
Crédito: Pedro Jorge

Essa receita também pode ser chamada de bolovo. Você vai fazer a massa de carne, que pode ser bovina ou de frango, depois vai rechear com um ovo cozido inteiro. Se quiser em tamanho pequeno use ovos de codorna. A massa leva carne moída, farinha de linhaça, cebola, salsinha, ovos, sal e pimenta.

Sem previdência, suicídio de idosos no Chile cresce a cada ano

Sem previdência, suicídio de idosos no Chile cresce a cada ano

tipos de pimentas comuns

8 Diferentes tipos de pimentas