alimentos que não vão na geladeira
Crédito: Freepik
em

12 Alimentos que não devem ser guardados na geladeira

Mesmo quando não estragam por ficar na geladeira, esses alimentos podem perder sabor e textura

Convivendo em casa com os pais se aprende muito sobre a rotina doméstica. Na cozinha, dá para notar que nem todo tipo de alimento se guarda na geladeira. Então, quando os pais fazem isso certo, os filhos levam para vida e às vezes nem se perguntam o motivo. Será que você está armazenando os alimentos corretamente? Sabe por que alguns não podem ser guardados na geladeira? Veja agora e vá para a cozinha colocar tudo no lugar adequado.

1. Tomate

Muitas pessoas guardam os tomates na geladeira e não notam qualquer problema nisso. Tudo bem. Mas quando a fruta está madura, ficar na geladeira pode fazê-la se deteriorar mais rápido e perder o sabor.

A melhor forma de armazenar tomates é deixando na fruteira, fora da geladeira, com o cabinho virado para baixo.

2. Pimenta em conserva

As conservas de pimenta não precisam ficar na geladeira nem mesmo depois de abertas. Se fizer isso, não vai acontecer nada de ruim. Mas, é bom saber que, se não tiver espaço do lado de dentro, pode deixar o vidro bem fechado do lado de fora mesmo.

3. Pão

A massa da maior parte dos pães fica ressecada quando armazenada na geladeira. O pão deve ficar fora da geladeira, em um lugar arejado e longe do sol ou da umidade. Ele deve ser consumido em até 4 dias. Se já sabe que vai passar disso, então é melhor congelar. Veja essas dicas de como congelar e descongelar pão.

4. Melão e melancia inteiros

Antes de partir o seu melão ou melancia, eles devem ficar fora da geladeira, pois assim os seus antioxidantes são melhor preservados. Mantenha as frutas longe do sol, em local arejado. Depois de partidas, guarde na geladeira com um plástico por cima.

5. Mel

O mel não vai estragar na geladeira, mas vai cristalizar e ficar duro. Ele pode ser mantido fora da geladeira sem problemas, com uma longa vida útil. Se estiver muito frio ele poderá cristalizar do mesmo jeito, mas nem tanto.

6. Trigo e açúcar

Se colocar o açúcar, o trigo e outros tipos de farinha na geladeira, os ingredientes ficarão úmidos. Com isso, podem desenvolver fungos e estragarem rapidamente. Deve mantê-los fora da geladeira, em armários arejados e em recipientes bem fechados.

7. Ervas frescas

Depois de poucos dias na geladeira é fácil notar que as ervas frescas começar a murchar e amarelar. O ideal é mantê-las fora da geladeira, longe do sol e em potes bem fechados por até uma semana. Algumas podem ficar em copinhos com água.

8. Chocolate

Muita gente adora chocolate gelado. Ele pode ficar na geladeira, mas corre o risco de perder a intensidade do sabor e a textura, pois endurece. O ideal é manter dentro do armário, arejado, e armazenado em um potinho ou saco plástico bem fechados.

9. Cebola

A cebola tem bastante água no seu interior. Se ficar na geladeira, pode estragar mais rápido por falta de ventilação. Mantenha as cebolas na fruteira ou na despensa, com ventilação o longe do sol.

10. Alho

Assim como a cebola, o alho fresco precisa de ventilação para se manter conservado. Se puser na geladeira, ele pode ficar com bolor. Só armazene na geladeira se quiser triturar tudo e fazer uma pasta para ser mais prático na hora de temperar a comida.

11. Batata

Na geladeira o amido da batata se transforma em açúcar, e assim o sabor, a cor e a textura do alimento mudam. Mantenha-as em local arejado e escuro, como a despensa, dentro de um saco de papel aberto.

12. Bolo

Se o bolo for feito com manteiga na massa, a tendência é que ele fique bem ressecado se estiver refrigerado. Mas se o bolo for feito com óleo na massa, não acontece esse problema.

celular esquentando

Celular esquentando? Veja o que pode ser e o que fazer

cebola NUNCA deve ser guardada na geladeira

Por que a cebola NUNCA deve ser guardada na geladeira