em

7 alimentos que não podem faltar na sua mesa

Eles são responsáveis por eliminar toxinas e fazem bem ao coração.

Todos nós sabemos que manter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas regularmente são dois pilares importantes, para que tenhamos uma vida tranquila e livre de doenças que podem ser evitadas.

Por mais que a apelo publicitário nos faça consumir, cada vez mais, alimentos processados e industrializados, cheios de substância corantes e conservantes, que em nada são saudáveis para nosso organismo, é preciso que mantenhamos o hábito de comer, sempre que possível, um alimento cru, recém-preparado e, acima de tudo, livre de gorduras saturadas e açúcares.

A qualidade da nossa alimentação também passa pela escolha dos produtos que trazemos à nossa mesa. Suas qualidades nutricionais e funcionais são de extrema importância. Conhecer os benefícios dos ingredientes que entram em nossa dieta é um favor que fazemos ao nosso corpo.

Por isso, trouxemos aqui sete alimentos que você não pode deixar faltar em sua casa e deve começar, desde agora, a incluir em suas refeições diárias.

1. Aveia

A aveia é a boa protetora do coração. É a rainha do reino dos cereais, por ser a mais saudável e completa. Ela é rica em vitaminas B1, B3 e E. Esta última, é um poderoso antioxidante, agindo na redução dos radicais livres e dos danos deixados no organismo. Além disso, ela tem altos níveis de zinco, silício, selênio, ferro, magnésio, fósforo e cobre.

O consumo diário de aveia, ajuda a promover uma verdadeira limpeza nas artérias, varrendo os acúmulos de gordura e evitando o risco de problemas cardiovasculares.

Ela é rica em uma fibra chamada beta-glucano, que controla os níveis de açúcar no sangue, além de facilitar o tráfego intestinal.

2. Vinho tinto

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas tem um efeito devastador sobre o corpo humano. Isso é fato e todos nós sabemos. O que pouca gente sabe é que beber uma dose de vinho todos os dias, pode ser muito bom para o coração.

Ele é rico em uma substância de nome resveratrol (proveniente das uvas), um poderoso antioxidante que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do colesterol bom (HDL).

3. Feijão preto

Normalmente comemos sempre feijão ao almoço, mas nem sempre a variedade de feijão preto.

Ele é um excelente combatente contra a anemia pois é rico em ferro, carboidratos, potássio e ácido fólico.

Sem contar que suas fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, ele é rico em diversos nutrientes como fibras e proteínas, bem como em vitaminas e minerais, como vitamina A, cálcio, ferro e manganês.

O feijão preto também tem altos níveis de flavonoides e é uma grande fonte de ácido fólico e molibdênio, substância rara e essencial para uma dieta saudável.

4. Azeite de oliva

Ele é quase tão antigo quanto a história do aparecimento da humanidade e é extraído por meio de um processo de prensagem.

É rico em ácidos graxos que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol, ajudando a prevenir doenças cardiovasculares e problemas de pressão sanguínea.

5. Sementes de chia

Considerada um superalimento e suas sementes trazem diversos benefícios para o coração. Além disso, possui várias outras funções como a melhoria do trânsito intestinal, a diminuição do colesterol e até do apetite, o que a tornou popular no mundo das dietas.

Rica em ômega 3 e aminoácidos essenciais, ela também ajuda a controlar o colesterol e os triglicerídeos altos.

Seus nutrientes ajudam nosso organismo a manter o equilíbrio e diminuem o risco de acidentes vasculares cerebrais, arteriosclerose entre outras doenças.

6. Mirtilos

Apesar de não ser muito popular no Brasil e ser difícil de encontrar, o consumo regular de todas as partes da planta é excelente para o coração.

Possui um valor nutritivo indiscutível, composto por vitaminas A, B, C e PP, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açúcares, pectina, tanino, ácido cítrico, málico e tartárico.

Sem contar que o mirtilo tem alto teor de antioxidantes e funciona também como anti-inflamatório e desintoxicante, ajudando a limpar o sangue.

Além disso, ele possui flavonoides e fibras naturais, que contribuem para controlar os níveis de gorduras que se acumulam nas artérias, evitando sua obstrução e endurecimento.

7. Laranja

Esse é um dos alimentos mais facilmente encontrado nas refeições, sobretudo no café da manhã.

Além de dar um ótimo suco, muito bom para diminuir a pressão arterial, a laranja é rica em vitamina C, o que a torna um excelente antioxidante. Boa para sua pele, seu coração e sua saúde vascular.

Ela também tem boas taxas de outras vitaminas, minerais e substâncias como carotenoides e flavonoides, que ajudam a manter seu organismo saudável.

Tente inserir alguns desses alimentos em sua dieta diária. Seu coração vai agradecer muito!

Atenção: As dicas do site não substituem uma consulta ao médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Experimente esse suco super detox

Aprenda a clarear os dentes com casca de banana