água de arroz nas plantas funciona
Crédito: Pixabay
em

Água de arroz nas plantas faz bem? Saiba a verdade

Usar a água da lavagem do arroz para outras finalidades é um hábito bem comum, mas é melhor ler esse artigo antes de usar nas suas plantas

A água de arroz é um ingrediente usado desde os tempos da vovó para diferentes coisas. Seu principal uso é na pele, para deixar mais aveludada, nutrida e clarear manchas. Mas também a água de arroz é muito utilizada como adubo para as plantas.

O que é água de arroz?

A água de arroz nada mais é do que misturar arroz cru com um pouco de água e separar o líquido leitoso que se forma: essa é a água de arroz. Muitas pessoas têm esse hábito de lavar o arroz porque acreditam que ele vem sujo no pacotinho, já que quando ele é lavado, a água fica bem leitosa.

Porém, não é necessário lavar o arroz antes de colocar para cozinhar, pois esse pó branquinho que se solta dos grãos faz parte da composição nutricional do arroz. Ou seja, é rico em nutrientes. Então, se o objetivo de lavar o arroz for para aproveitar o líquido nas plantas, será que vale a pena?

Água de arroz nas plantas funciona?

Já que a água de arroz fica cheia de nutrientes que foram removidos dos grãos, parece óbvio que é uma boa água para usar como adubo nas plantas. Mas, se acordo com os estudos realizados pelo professor Samuel Gonçalves, a água de arroz não faz bem, nem faz mal para as plantas. Ou seja, não serve para nada.

Se você já fez o teste e acha que suas plantas ficaram melhores, pode ser que o bom resultado tenha sido por vários outros fatores, mas não há, até o momento, comprovação científica de que a água de arroz é um bom adubo para as plantas. Pode testar, pois mal também não vai fazer.

Para ver a explicação completa do professor, é só assistir ao vídeo:

Veja também: como fazer adubo caseiro para as plantas

como usar a panela de pressão sem medo

5 Dicas para usar a panela de pressão sem medo

moda das unhas dos pés longas

Nova moda das unhas dos pés longas: vai aderir?