Afaste caracóis e lesmas sem produtos tóxicos
Crédito: Freepik
em

Como afastar caracóis e lesmas sem produtos tóxicos

Não contamine suas plantas para eliminar essas criaturinhas

Publicidade

Eles destróem as folhas das plantas rapidamente e são uma verdadeira praga em qualquer jardim, horta ou quintal. Claro que existem muitos venenos no mercado para dar fim aos caracóis e lesmas. Porém, além de matar os invasores, eles também contaminam suas plantas. Mas sabia que existem opções naturais e baratinhas para resolver o problema? Veja quais são.

1. Isca de cerveja

O cheiro da cerveja atrai tanto as lesmas, quanto os caracóis, sendo excelente para acabar com a praga. Para isso, cave um pequeno buraco na terra, encaixe um pote de margarina vazio ou outro qualquer e coloque cerveja dentro. Faça isso à noite e de manhã, recolha os que caíram na armadilha. Em seguida, você pode matar ou simplesmente eliminar pela descarga do banheiro.

2. Armadilha com cascas de ovos

Toda vez que utilizar um ovo, lave bem a casca, pique e coloque na terra. Além de deixar suas plantas mais bonitas (as flores vão amar), também elimina essas pragas. Isso porque, ao entrar em contato com a pele, a farinha de ovo causa irritação e desidrata as lesmas e caracóis. Eles ficam mais lentos e tendem a morrer lentamente, então vale a pena catar e jogar no vaso sanitário.

Publicidade

3. Terreno à prova de praga

Evite deixar folhas secas, pedras desnecessárias ou entulho no seu terreno. Já são habitats perfeitos para diversos tipos de pragas, então não seria diferente para essas também. Ervas daninhas também não são bem-vindas e a composteira deve ser sempre bem cuidada.

4. Misturinha de água e sabão

Para evitar que as lesmas e caracóis se sintam atraídos pelas suas plantas, faça a misturinha de água e sabão. Para isso, rale 1/4 de um sabão de coco e derreta-o em 1 xícara de água fervendo. Coloque mais 2 xícaras de água e borrife nas plantas. Se quiser, pode também usar óleo de neem, para potencializar o efeito.

Aproveite e veja: óleo de neem nas plantas – para que serve e como usar

Publicidade

5. Terra de Diatomáceas

Apesar de ser mais difícil de encontrar, ela é extremamente útil para afastar pragas. Composta por algas desidratadas, ela é natural e perfeita contra caracóis e lesmas. Também conhecida como terra branca, por causa da sua coloração, ela protege suas plantas e não faz mal para animais domésticos.

6. Isca de mel

Da mesma forma que a isca de cerveja, ela não mata as pragas, tendo que ser retiradas e eliminadas no vaso. Para preparar, você vai precisar de água, meia colher de sopa de mel, a mesma quantidade de levedura e uma colher de sopa de açúcar. Faça isso durante a noite e elimine pela manhã, retirando os que foram capturados.

Com esses truques super simples e naturais, você vai conseguir cuidar do seu jardim com carinho e segurança. Compartilhe essas informações com aqueles que podem precisar de uma forma melhor de eliminar os caracóis de lesmas.

Publicidade
utilidades do mel

11 Utilidades diferentes do mel: muito além da culinária

Carol Castro desabafa sobre uso de chupeta

Carol Castro desabafa sobre uso de chupeta pela filha de 3 anos