A Adidas é uma marca mundialmente conhecida pelos seus calçados e peças de vestuário. Dito isso, a empresa agora está ainda mais inovadora. A marca está produzindo tênis feitos com plástico retirado do oceano e já transformou milhares de resquícios de materiais descartados indevidamente no mar em calçados de alta performance em corrida. Conheça mais sobre essa iniciativa.
Veja também: Ideias para usar vestido com tênis
Conheça o modelo de tênis
Em 2015, foi o ano em que o modelo em colaboração com a Parley for The Oceans, empresa ambientalista, começou a ser pensado. No ano seguinte, a Adidas já tinha se comprometido em deixar de usar sacolas plásticas em suas lojas com o objetivo de diminuir a produção de plástico. Eles as substituíram por sacos de papel em suas 2.900 lojas no mundo.
Já no ano de 2017 foi quando houve o lançamento do calçado de alta performance. Foram usadas cerca de 5,5 milhões de garrafas plásticas para produzir 1 milhão de produtos. Os modelos, chamados de UltraBoosT Uncaged Parley, foram desenvolvidos em três diferentes versões, segundo a empresa.
O preço dos tênis feitos com plástico pode não ser dos mais baratos. Eles podem chegar a custar até 220 dólares, algo em torno dos R$ 860. Apesar disso, os consumidores têm dado um feedback muito positivo a respeito do produto. Os pontos mais notáveis são o design leve, moderno e duradouro, além da preocupação ambiental, claro.
Com uma nova gama de clientes preocupados com os impactos ambientais que o plástico traz, a marca também lançou outros produtos com material reciclado. Além dos calçados, a Adidas também produz as camisetas que são usadas por grandes times de futebol atualmente.
Adidas vai aumentar produção
Depois do grande sucesso que obteve, a Adidas anunciou que irá aumentar a produção dos itens fabricados com material reciclável. Em 2017, foram 1 milhão de pares de tênis produzidos. Em 2018, foram 5 milhões e, em 2019, a empresa quer produzir 11 milhões de pares.
A Adidas ainda planeja usar material reciclável em toda a sua produção até 2020, o que irá trazer uma grande ajuda para o ecossistema. Essa iniciativa, que é uma maneira inovadora de utilizar o material reciclável, não deve parar. Outras empresas podem entrar em campo e se juntar a esta luta, pois o material é de fácil utilização. Depois de triturado, o material pode ser transformado em fibras e depois de tecer e tratar, podem se transformar em várias coisas, de roupas até mobiliário.
Crédito das imagens: Adidas
Veja também: Como tingir tênis em casa