em

Açúcar processado: 5 dicas para eliminar esse vilão da sua vida!

Há diversas formas de substituir o açúcar processado nas refeições e ter uma vida muito mais saudável. Aprenda!

O açúcar é um ingrediente muito comum na cozinha de praticamente todas as famílias. Mesmo quando não é puro, está embutido em diversos alimentos, como pães, bolos, massas, biscoitos, sucos, guloseimas, embutidos e refrigerantes, todos industrializados.

O grande problema é o excesso desse açúcar no organismo, pois como está “camuflado” em tantos alimentos, acabamos nem percebendo a enorme quantidade que consumimos todos os dias. Então, problemas de saúde podem se tornar mais frequentes com o passar do tempo.

Os principais problemas que o excesso de açúcar ajuda a causar são obesidade, diabetes tipo 2, doenças do fígado, câncer e doenças cardiovasculares. Cada um desses problemas vem acompanhado de vários outros, por isso, vale a pena cuidar com a quantidade de açúcar ingerida desde a infância.

Agora, veja algumas dicas para conseguir resistir ao açúcar e substituí-lo por outras opções mais saudáveis e naturais.

1 – Prefira bebidas naturais

Apesar de a melhor forma para consumir frutas seja no seu formato original, é preferível tomar um suco de fruta natural do que os refrigerantes, sucos de pacote ou caixinha e até mesmo os chás gelados industrializados e as águas saborizadas.

Quando consome suco de fruta natural, ele perde uma boa quantidade das fibras que a fruta inteira possui, entretanto, seu açúcar natural é muito melhor do que o industrializado, e além disso, você já aproveita outros nutrientes da fruta, que não existem nas bebidas industrializadas.

2 – De sobremesa, prefira frutas

É claro que depois de uma refeição salgada, bate a vontade de comer um docinho. Mas ao menos durante a semana, opte por uma fruta ou uma porção de salada de frutas sem açúcar.

Apesar de não ser a mesma coisa que uma musse de chocolate, também oferece açúcar ao organismo, de fonte natural, além de diversos outros nutrientes muito importantes para a saúde.

3 – Evite embutidos

Pode não parecer, mas há uma grande quantidade de açúcar em alimentos embutidos, como salsichas, patês, presuntos e mortadelas. Se for escolher algum destes ingredientes, confira na embalagem se contém açúcar, através da quantidade de hidratos de carbono.

O ideal mesmo é deixar de consumi-los, assim como os molhos prontos que também entram neste grupo, substituindo por opções caseiras ou artesanais.

4 – Troque o açúcar pelo mel

Apesar de haver muitas opções de açúcar consideradas menos nocivas à saúde, nenhuma delas é boa. Os açúcares menos refinados, como o mascavo, cristal e demerara, apenas mantém uma quantidade maior de outros nutrientes naturais do que o açúcar refinado, mas não deixam de prejudicar a saúde ao longo do tempo.

Para ajudar a cortar estes açúcares, prefira consumir mel puro, de preferência artesanal, que traz um sabor doce muito forte e ainda muitos nutrientes benéficos para a saúde. Ele pode ser comido puro e pode ser usado em diversas receitas.

5 – Prefira fazer sua própria comida

Por fim, acostume-se e dê preferência por preparar suas refeições em casa. Tanto as fast foods quanto os buffets em restaurantes possuem açúcar e diversos outros condimentos em seus alimentos, que não podemos controlar.

Você não precisa deixar de ir a estes lugares ou pedir comida em casa, mas quanto mais puder evitar, melhor. Nada substitui sua comidinha caseira, com temperinhos naturais e que você sabe exatamente o que está consumindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Acabe com as manchas escuras no corpo!

5 dicas para economizar dinheiro na dieta