em

Açúcar, o grande culpado do colesterol alto

Cientistas revelam que a gordura tem menos culpa no cartório da que todos supomos, e que a responsabilidade do colesterol alto é mesmo do açúcar

O grande culpado do aumento dos níveis de colesterol é o açúcar. Quem o diz são os investigadores profissionais. Artigos compartilhados em publicações respeitadas na área da investigação científica, como a JAMA Internal Medicine, vão de encontro a essa teoria.

A culpa do colesterol ruim é da gordura ou do açúcar?

Estranhamente, essa não é uma ideia dos dias de hoje. Há muito que os especialistas vêm questionando um estudo muito conhecido de 1970. Nessa tese, a opinião do médico estadunidense Ancel Keys é de que a gordura é a grande causa da subida do colesterol. Porém, há quem hoje acredite que a tentativa de associar esse problema de saúde à gordura não passou um golpe da indústria. Muitos investigadores acreditam que os grandes produtores de açúcar pagaram para abafar o caso.

O Estudo dos Sete Países, que é como se chama a investigação de Keys, ignora muitos fatos importantes. Não foi considerado, por exemplo, que na França há um consumo maior de gordura em relação ao consumo do açúcar, e o país apresenta níveis baixos de doenças coronárias. A análise dos resultados provocados pelo consumo de gordura e de açúcar foi feita em conjunto, e não isoladamente. Se assim fosse, os resultados teriam sido mais precisos.

O culpado do colesterol elevado é mesmo o açúcar

O endrocrinopediatra e cientista da Universidade da Califórnia, Robert Lustig, não tem a menor dúvida que a culpa é do açúcar. Ele considera que o açúcar é o grande responsável por muitos dos problemas de saúde. Cárie, diabetes tipo 2, acumulo de gordura no fígado e doenças cardiovasculares são alguns exemplos.

Para comprovar a sua teoria ele fez uma experiência em que trocou o açúcar por carboidratos da alimentação de um conjunto de crianças obesas. Essa prova durou 9 dias, e no final os resultados foram evidentes. Os níveis de colesterol baixaram 10 valores, e também foram notadas diminuições de gordura corporal e da pressão arterial.

Há, portanto, que batalhar contra anos e anos de maus hábitos alimentares. O açúcar é uma parte importante dos alimentos industrializados que consumimos diariamente, e associamos o consumo excessivo de açúcar apenas ao aumento de peso, mas seus malefícios ao organismo vão além disso. Ele é a causa de diversos problemas de saúde e, por isso alguns médicos não temem em chamar o açúcar de “veneno”

https://www.youtube.com/watch?v=8Wosp3m-9Hg

 

Compartilhe essa dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Como evitar que ratos subam pelo vaso sanitário!

Acabe com gordura através de 5 exercícios fáceis