em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

Consumo de açaí e cana-de-açúcar podem causar Mal de Chagas

O Mal de Chagas normalmente é transmitido pelo barbeiro, mas foram descobertas novas formas de contaminação

O mal de chagas é uma doença silenciosa, que ataca o coração e pode levar a pessoa à morte. Não é novidade que essa doença é transmitida pelo barbeiro, um inseto que se contamina por um protozoário e, quando vai se alimentar do sangue de pessoas e animais, ele defeca, deixando os protozoários em contato com o nosso corpo.

Esses protozoários entram na nossa corrente sanguínea, atingindo nossos órgãos principais. Os sintomas da doença podem ser sentidos em aproximadamente duas semanas, porém a pessoa sente apenas febre e mal estar, por isso não dá muita importância a esses sintomas.

Esses protozoários vão continuar no nosso corpo, e os danos maiores serão causados somente 20 anos depois, quando o coração já está enfraquecido, causando insuficiência cardíaca. Essa doença não tem cura, e o tratamento deverá ser feito para poder tentar prolongar a vida da pessoa.

Porém, foram descobertas novas formas de contaminação da doença, ultrapassando a picada do inseto. Atualmente, no Brasil, aproximadamente 70% dos casos relatados dessa doença foram transmitidos pelo açaí ou pela cana-de-açúcar.

O barbeiro está habitando essas plantações, e muitas vezes ele acaba sendo triturado junto desses alimentos, em locais onde não há higiene adequado e nem fiscalização da Vigilância Sanitária.

Por isso, esse artigo serve como alerta para o consumo do açaí e da cana-de-açúcar. Procure consumir esses alimentos em locais de origem confiável e que sejam registrados nos órgãos responsáveis pela fiscalização.

Fonte: Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Consuma alecrim para dar energia ao corpo
Dicas para manter a casa limpa