evitar pragas na cozinha
Crédito: Freepik
em

7 Dicas para se livrar das pragas na cozinha

Ninguém gosta de moscas, baratas, formigas, carunchos e traças. Veja como manter a sua cozinha livre dessas pragas

Publicidade

A cozinha é um lugar da casa que precisa estar sempre limpinho. Não que os outros não precisem, só que na cozinha você mexe com a comida, que pode ser contaminada e causar doenças caso o ambiente não esteja bem desinfetado e organizado.

Mas do que adianta varrer, passar pano e fechar bem os pacotes e frascos, se ainda assim aparecem as pragas? Veja como evitar que a sua cozinha seja povoada por moscas, formigas, baratas, carunchos e traças.

1. Observe o alimento na hora da compra

Às vezes, o alimento já está em mal estado de conservação na prateleira do mercado. Quando for fazer compras, observe com cuidado a embalagem, procurando por algum rasgo ou furinho por onde os bichinhos possam entrar.

Publicidade

Verifique também a validade, pois os carunchos se formam dentro da embalagem fechada nos alimentos vencidos, assim como os fungos que deixam mofo.

Veja também: Comprar alimentos com embalagem danificada é uma boa ideia?

2. Verifique os alimentos com frequência

As pragas menores, como carunchos, não são visíveis no dia a dia, andando pela cozinha. Você só vai descobrir a presença delas quando abrir um pacote de comida e perceber os bichinhos minúsculos.

Publicidade

Então, para evitar uma surpresa na hora em que vai cozinhar e acabar tendo que parar de fazer a receita porque o alimento está estragado, verifique os pacotes uma ou duas vezes ao mês.

Os carunchos costumam aparecer no trigo, nas outras farinhas, arroz, feijão e macarrão, principalmente se estiverem vencidos, com a embalagem mal fechada ou mantida em um ambiente úmido. Olhe atentamente, pois eles são muito pequenos.

3. Guarde os alimentos abertos em frascos bem fechados

Depois de abrir, evite deixar os alimentos nos pacotes que vieram do mercado. As traças e baratas podem conseguir entrar nos pacotes de papel e de plástico fechados só com um grampinho. Coloque os alimentos em frascos de vidro ou de plástico, com uma tampa muito bem fechada, e com uma etiqueta marcando a data de validade.

Publicidade

4. Mantenha todas as superfícies limpas

As pragas são atraídas pelos restos de comida que ficam pelos armários, bancadas, mesa e piso, além da lixeira. Então, é essencial manter a cozinha sempre limpa. Tenha um borrifador com álcool e um pano limpo ou papel-toalha sempre prontos para usar.

Passe pelas bancadas sempre depois de preparar alguma refeição. Nos armários, faça essa limpeza pelo menos a cada duas semanas, removendo todos os farelos ou líquidos que possam ter derramado.

Prefira usar o álcool, pois além dos restos de comida, podem ter ovos de insetos dentro dos armários. Assim, você já remove todos eles, mesmo se não conseguir vê-los.

Publicidade

5. Lixeira tampada e sempre trocada

A lixeira de lixo orgânico da cozinha deve estar sempre bem tampada, e evite deixar que fique tão cheia a ponto de a tampa não fechar mais direito. Essa caixinha de lixo orgânico é um dos lugares preferidos de formigas, baratas e moscas. Então, troque o lixo com frequência, mantendo-o sempre limpo. Além de evitar os bichinhos, você também vai evitar o cheiro de lixo no ambiente.

6. Cuidado com as frutas e legumes fora da geladeira

As frutas e legumes que ficam na fruteira, fora da geladeira, precisam ser retirados de lá quando estiverem maduros. Ou então coloque uma tela de proteção para evitar as moscas comuns e mosquitinhos.

Esses insetos são atraídos pelo aroma de maduro, e a sua cozinha vai ficar cheia deles. Coloque as frutas maduras na geladeira e evite comprar esses alimentos em quantidade maior do que será consumido em uma semana.

Publicidade

7. Faça um repelente natural

Para evitar que moscas, mosquitos, formigas e pragas entrem na sua cozinha, faça um repelente ou uma armadilha natural.

Veja algumas receitas de repelentes naturais para usar na cozinha.

panela queimada de açúcar

Como limpar panela queimada de açúcar

tirar ferrugem de inox

Como tirar ferrugem de inox: saiba por que essas manchas acontecem