abelhas se uniram para salvar a vida
Crédito: Pxhere

Abelhas se uniram para salvar a vida de uma companheira

Veja como a vida animal pode trazer lindas histórias.

Publicidade

Os humanos gostam de pensar que apenas eles têm sentimentos ou são capazes de atos de compaixão. Mas o mundo dito selvagem e animal também é capaz de proporcionar histórias que tocam o coração. É o caso de abelhas que se uniram para salvar a vida de outra abelha que ficou com as asas presas no mel.

Como abelhas se uniram para salvar a vida de outra

Uma abelha ficou com as asas presas no mel enquanto fazia seu trabalho. Por mais que tentasse voar, não conseguia de jeito nenhum. Foi então que suas companheiras notaram seu desespero e voltaram para ajudá-la. Foi preciso mais de uma hora e dezenas de outras abelhas para conseguirem limpar todo o mel das asas da amiga.

Embora muito se pense que os animais ditos irracionais não consigam ter sentimentos, há estudos que buscam demonstrar justamente o oposto. Pesquisadores de Cambridge afirmam que os seres humanos não são os únicos animais capazes de ter consciência.

Alguns animais não humanos possuem uma capacidade neurológica de ter emoções e de demonstrar comportamentos espontâneos. Pássaros, polvos e outros mamíferos além dos humanos possuem substratos cerebrais suficientes para terem emoções e consciência.

Publicidade

Portanto subestimar esses animais é arrogância da humanidade. Eles são capazes de produzir ferramentas, de criar estratégias, de estabelecer padrões, de sentir dor e compaixão.

PODE GOSTAR TAMBÉM