Usos do sabão de coco
Crédito: Freepik
em

8 Usos do sabão de coco – você sabe aproveitar ao máximo esse produto?

Não é à toa que esse produto é usado desde os tempos da vovó e ainda é um dos preferidos das donas de casa

Publicidade

O sabão de coco é o tipo de produto de limpeza que é passado de geração em geração. Na sua infância, provavelmente tinha sabão de coco na pia da cozinha, na lavanderia ou na despensa.

Aquela barra branca com aroma único servia – e ainda serve para muitos tipos de limpeza, oferecendo um resultado bom o suficiente para justificar sua preferência ao longo de tantas décadas.

Mas, e hoje: você usa sabão de coco na sua casa? Sabe quais são as várias utilidades desse produto multiuso? Veja a seguir algumas das principais.

Publicidade

Veja também: Como fazer sabão de coco caseiro

1. Lavar louça

Você pode ter sabão de coco na pia da cozinha para usar no lugar ou em conjunto com o detergente comum. O sabão de coco limpa e ajuda a remover a gordura das louças.

2. Limpar fogão e bancada

Depois de lavar toda a louça, o mesmo sabão de coco vai ajudar você a limpar e desengordurar o seu fogão e toda a sua bancada, deixando sua cozinha higienizada e cheirosa.

Publicidade

3. Limpar pisos e paredes de azulejo

Hoje em dia existe sabão de coco em vários formatos além da barra. Se tiver o líquido, por exemplo, pode misturar na água do balde e usar para passar pano no piso e nos azulejos da parede da casa inteira. Mas é claro que pode fazer com o sabão em barra também, é só deixar dissolver um pouquinho.

4. Lavar roupa

Antigamente, muita gente lavava roupa na mão por falta de opção. Hoje em dia há quem goste de lavar as peças mais delicadas na mão e, para isso, o sabão de coco é o produto preferido porque é suave. Mas, também é possível comprar sabão de coco líquido próprio para roupas e usar na máquina, tanto para roupas brancas e delicadas quanto para todas as outras.

5. Tirar manchas de tecidos (inclusive dos móveis)

Se uma peça de tecido foi manchada, pode deixar de molho no balde com um pouco de sabão de coco. Além de atuar na limpeza, ele é ótimo para remover as manhas.

Publicidade

Se a mancha foi no estofado de um sofá ou cadeira, ou no box da sua cama que é feito de material sintético, faça uma misturinha de água com sabão de coco e esfregue a mancha com uma escova. Depois use um pano seco para remover o excesso e deixe secar.

6. Clarear o tanque

Seu tanque de lavar roupa está amarelado depois de tanto tempo de uso? Pode usar o sabão de coco para limpar e ajudar a remover o amarelado. É só esfregar o sabão de coco no tanque com a ajuda de uma esponja e deixar agir durante alguns minutos, depois enxaguar.

7. Lavar o cabelo

Para essa dica, não pode ser o mesmo sabão de coco usado na limpeza. Quer dizer, a menos que você faça o seu sabão natural em casa, sem nada de químicos. Para usar no cabelo, você precisa de um sabão de coco totalmente natural. Ele vai ajudar a fortalecer e nutrir os fios de cabelo, além de reduzir a oleosidade do couro cabeludo.

Publicidade

8. Limpeza da pele

Também precisa ser o sabão de coco orgânico, feito com coco natural e sem químicos para usar na pele. Aliás, hoje em dia é fácil encontrar sabonete de coco próprio para a pele. Ele tem ação antioxidante e minerais que ajudam na hidratação da pele. Se for usar um sabão natural, mas que não seja feito exclusivamente para a pele, use menos vezes, pois não é tão hidratante.

Como tomar colágeno

Como tomar colágeno: conheça os diferentes tipos e suas funções

Utilidades lã de aço

Utilidades lã de aço – além de lavar louça