Coisas incomuns que podem ser lavadas na máquina de louça
Crédito: Freepik
em

8 Coisas incomuns que podem ser lavadas na máquina de louça

Apenas cuide para não colocar nada eletrônico ou com borrachas que podem ser danificadas

Publicidade

Ter uma máquina de lavar louça em casa facilita muito a rotina de limpeza na cozinha. Quem tem, sabe que precisa tomar alguns cuidados na hora de botar as louças para lavar, como remover os restos maiores de alimentos e organizar as louças para evitar que fiquem uma por cima da outra. Mas, para tirar ainda mais proveito desse eletrodoméstico, você sabia que pode lavar alguns objetos diferentes na máquina de louça? Veja quais são.

1. Prateleiras da geladeira

Você pode colocar prateleiras de vidro de plástico da sua geladeira para tomarem um bom banho na máquina de lavar louça, se elas couberem sem problemas. As partes de plástico, prefira colocar na parte superior da lavadora, que é onde a temperatura é mais fria, evitando danos nas peças.

2. Batatas sujas

Não quer lavar suas batatas cheias de terra embaixo da torneira? Bom, você pode colocá-las sozinhas dentro da máquina de lavar louça, sem usar o detergente. Coloque as batatas na parte superior da máquina e programe um enxágue rápido. Faça isso somente quando for preparar as batatas, pois elas serão parcialmente cozidas na máquina e deverão ser consumidas na hora.

3. Galochas, sapatos de lona e sandálias

Antes de tudo, veja na etiqueta se o sapato pode ser lavado em máquina e em qual temperatura máxima. Depois, remova cadarços, palmilhas e sujeiras mais pesadas. Então, coloque os calçados dentro da gaveta superior da máquina (sozinhos, nunca com louças), adicione um pouco de detergente líquido (usado para lavar louça na pia) e programe um ciclo com baixo calor ou só com água fria, sem secagem. Depois de lavar, preencha os calçados com jornal e coloque-os para secar na sombra. O jornal ajuda a manter o formato.

Publicidade

4. Brinquedos de plástico

Jamais coloque na máquina de lavar louça os brinquedos que tenham bateria e que sejam eletrônicos. Só podem as peças que sejam totalmente de plástico, como as peças de montar. Coloque os brinquedos dentro de uma bolsa de malha protetora, organize no gabinete superior da máquina e ponha num ciclo de temperatura baixa.

5. Grelhas e filtros do exaustor

Para remover a gordura pesada das grelhas do forno e dos filtros do exaustor (sugar), pode colocá-los na máquina de lavar louça, em um ciclo de limpeza completo com o detergente próprio para a máquina.

6. Peças plásticas do aspirador de pó

Não consegue limpar muito bem as partes internas de plástico do seu aspirador? Então desmonte-as e coloque-as para lavar na máquina. Não ponha nada com borracha, pois elas podem ressecar e estragar. Use baixa temperatura da água.

Publicidade

7. Acessórios esportivos

Caneleiras, cotoveleiras, joelheiras e bonés podem ser lavados na sua lava-louças, usando o sabão próprio para a máquina.

8. Escovas de limpeza e bacias

Depois de faxinar a casa, você pode colocar as bacias e as escovas de limpeza na máquina de louça para higienizar muito bem. Tire as sujeiras maiores e cabelos, e depois lave na parte superior da máquina.

Atenção: Por segurança, leia o manual de instruções da sua máquina de lavar louça antes de colocar os itens incomuns. Nem todas as máquinas são iguais, então, é melhor prevenir do que ter um prejuízo.

Publicidade
Dicas para deixar a roupa cheirosa igual de lavanderia

6 Dicas para deixar a roupa cheirosa igual de lavanderia

Como benzer a si mesmo

Como benzer a si mesmo para afastar as energias negativas