8 alimentos saudáveis que não podem ser consumidos em excesso

Alimentos saudáveis também podem fazer mal

Publicidade

Alimentos saudáveis também podem fazer mal? Sim, é verdade. Todo alimento em excesso pode ser prejudicial à nossa saúde. Alguns alimentos por mais que sejam saudáveis e possuam nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo também podem se tornar vilões se não forem ingeridos na dose certa. Veja abaixo 8 principais alimentos que as pessoas comem sem moderação achando que estão fazendo bem pro próprio corpo e que podem causar efeito contrário.

8 alimentos saudáveis que requerem moderação no consumo

1- Xarope de Agave

O xarope de agave é muito recomendado por médicos e nutricionistas por se tratar de um adoçante muito mais saudável do que a glicose e também por não ser de origem animal. Mas qualquer tipo de açúcar de qualquer origem precisa ser consumido com moderação, a recomendação é de limitar os açúcares em até 100 calorias por dia (cerca de 6 colheres de chá), não mais do que isso.

2- Mariscos

Os mariscos são sempre associados a comida saudável por serem carne branca com baixo teor de gordura. No entanto, ingerir mariscos como ostras, camarões e lagostas em excesso também pode ser prejudicial à saúde devido à presença de colesterol. Nutricionistas recomendam que o consumo semanal de mariscos não deve exceder os 200 gramas semanais.

3- Feijão

O nosso tão amado feijão de todos os dias também pode ser prejudicial se ingerido em excesso. Apesar de possuir elevado teor proteínas e fitoquímicos essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, ele também é responsável pela sensação de inchaço e da produção de gases. Por isso, nada de comer feijão no almoço e no jantar todos os dias.  O ideal é comer no máximo meia xícara de feijão cozido por dia e beber mais água para facilitar na digestão.

Publicidade

4- Frutas desidratadas

As frutas desidratadas são uma excelente saída para quem não gosta muito de frutas ou fica muito tempo fora de casa e não tem oportunidades de comê-las propriamente. Desidratadas elas ficam gostosas e fáceis de carregar na bolsa, mas o perigo é: comer demais. As frutas possuem açúcar, a frutose, o que em excesso também é prejudicial à nossa saúde. Os nutricionistas recomendam que não se ingira mais do que uma mão cheia de frutas secas por dia.

5- Chá preto

O chá preto é uma bebida muito saudável pois ajuda a reduzir o stress e os níveis de colesterol, no entanto ele não pode ser ingerido em excesso por possuir cafeína. O consumo excessivo de chá preto pode gerar insônia, os nutricionistas indicam que o consumo seja limitado em no máximo 2 xícaras por dia e não tomar depois das 18 horas.

6- Suco Detox

Os sucos detox prometem uma nutrição saudável pois possuem nutrientes essenciais para o nosso corpo, alimentam e ajudam a liberação de toxinas. No entanto, eles possuem alta carga energética, e se você não gastar essa energia em exercícios físicos ela irá se acumular em seu organismo. Por isso, nada de exagerar nesses sucos, prefira consumir os alimentos em natura, assim você absorve melhor as fibras e a mastigação dá sensação de saciedade.

7- Abacate

O abacate é uma fruta extremamente saudável, ela possui potássio, vitamina E, antioxidante, é fonte de fibras e fortalece o nosso coração. No entanto, ele possui muita gordura. É uma gordura saudável, é verdade, mas não deixa de ser gordura, que em excesso é prejudicial.

Publicidade

8- Mix de castanhas, nozes, avelãs e amêndoas

Está na moda carregar um potinho com esse mix dentro da bolsa e comer na hora que bate a fome, certo? Sim, eles são alimentos saudáveis mas que não podem ser ingeridos sem moderação. Eles são nutritivos porem calóricos e gordurosos, não coma mais do um punhado  de mão cheia por dia.

PODE GOSTAR TAMBÉM