em

AmeiAmei

7 dicas para ficar em paz com a balança na menopausa

Exercícios físicos, consumo de fibras e alimentos ricos em proteína irão ajudar a controlar a banlança

O período da menopausa é um momento de muitas transformações, tanto físicas quanto emocionais. É um momento especial da vida da mulher e também muito delicado. As variações hormonais causam muitos altos e baixos. O ganho de peso é muito comum nesta fase e desagrada muito as mulheres. Mas existem dicas valiosas para você enfrentar melhor esta fase sem brigar com a balança!

Menopausa favorece o ganho de peso devido à queda do metabolismo

O metabolismo fica mais lento, a massa muscular diminui e as variações hormonais causam muitas vezes aumento de apetite, fazendo com que você ganhe alguns quilinhos. Mas não é nada que não possa ser controlado!

Leia abaixo 7 incríveis dicas para perder peso na menopausa:

 

1. Praticar esportes ou atividades físicas

Movimentar o corpo é importante e qualquer fase da vida e na menopausa não é diferente. Só trará vantagens: estimula o metabolismo que tende a ficar lento nesta fase, alivia os sintomas de ansiedade e depressão, provoca sensação de me-estar e prazer, queima calorias e fortalece os músculos e as articulações.

Algumas sugestões: dançar, corer, caminhar, andar de bicicleta, fazer hidroginástica, yoga, Pilates, musculação… as opções não faltam! Encontre algo que te agrade e vá sem medo!

2. Consumir alimentos ricos em fibras

A fibra irá evitar o surgimento da prisão de ventre, bastante comum na menopausa. Além disso, previne o apetite descontrolado e a compulsão por doces. Lembre-se também que elas são responsáveis por diminuir as taxas de colesterol e de açúcar no sangue, ou seja, te protegem de doenças do coração e a terrível diabetes. Frutas em geral, hortaliças, folhas, aveia e leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas) não podem faltar no seu cardápio.

3. Trocar carboidratos simples por complexos

Os carboidratos complexos não provocam o aumento repentino da glicose no sangue, o que resulta em acúmulo de células de gordura. Eles têm absorção mais lenta, favorecendo a manutenção do peso. Invista em:

  • Arroz  integral, aveia, quinoa
  • Mandioca, milho, batata-doce

4. Incluir gorduras boas na alimentação

Não tenha medo da gordura, existe o mundo das gorduras saudáveis e você não deve ter medo delas! Acredite! Hoje sabe-se que muitas gorduras são protetoras do coração e garantem muitos benefícios à saúde.

Não deixe de consumir os seguintes alimentos: abacate, azeite de oliva, coco, salmão, sardinhas, cavala, amêndoas e linhaça.

  1. Fique de olho nas proteínas

Uma das características da menopausa é a diminuição da massa muscular, favorecendo a flacidez e o ganho de peso. Garanta um aporte adequado de proteínas e se previna desta condição.

Alimentos que são fontes de proteínas de qualidade: carnes, peixes, queijos e iogurtes, ovos, feijões, grão-de-bico, amendoim, quinoa, castanhas em geral.

5. Consumir alimentos ricos em cálcio

O cálcio é fundamental para a saúde óssea, que pode sofrer alterações nesta fase. Portanto, não esqueça de priorizar este mineral, até porque ele tem um papel fundamental na queima de gordura, ajudando a perder peso. Lembre-se que os alimentos ricos em cálcio não se resumem ao leite e derivados, não mesmo! A natureza oferece muitas outras opções: brócolis, couve, espinafre, gergelim, linhaça, alho e grão-de-bico. Diversifique sua dieta!

7. Preste atenção na vitamina D

A deficiência desta vitamina é muito comum e traz muitas alterações na saúde normal. Alimente-se com fontes de vitamina D e converse com seu nutricionista ou médico para ver se não é preciso tomar suplementação em cápsula. Alimentos com vitamina D: peixes, óleo de fígado de bacalhau, cogumelos, ovos, salmão. Também deve tomar banhos de sol diários.

 

Mais informações sobre alimentos indicados no período da menopausa:

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Receita milagrosa para remover arranhões de superfícies inox
Diga adeus à barriguinha saliente, com esta receita caseira