Sinais de que você precisa de férias
Crédito: Freepik
em

7 Sinais de que você precisa de férias

Férias não são luxo, mas sim, necessidade. Tirar férias é cuidar da saúde, prevenindo crises graves e muitos prejuízos

Publicidade

Todo mundo precisa de férias, não importa qual seja o trabalho que tem. Mesmo quem ama o que faz, precisa dar um tempo para aliviar o estresse, ficar sem compromissos de trabalho e descansar a mente. Quando você passa muito tempo sem pegar férias, o corpo começa a dar sinais de exaustão. Veja quais são esses sinais, que podem ser confundidos com outros problemas de saúde.

1. Doenças frequentes

Quando o corpo está muito cansado, sem pegar férias, o sistema imunológico fica comprometido. Você começa a ficar doente com mais facilidade. Pega gripe, resfriado, infecção urinária, enfim, essas doenças “mais simples” aparecem mais vezes ao ano.

2. Falta de entusiasmo

Nem sempre a ausência de ânimo é depressão. Quando você precisa de férias urgentemente, vai ficando com menos entusiasmo no dia a dia, sente menos prazer nas coisas simples, acorda com menos disposição. Já se levanta com vontade de se deitar de novo.

3. Depressão e ansiedade

Ainda que o cansaço constante e a falta de ânimo não sejam, necessariamente, sintomas de depressão, é necessário pegar férias para evitar que essa situação evolua e vire uma depressão. Quanto mais tempo continuar nessa situação estressante, maior o risco de desenvolver um quadro depressivo ou sofrer episódios de pânico e ansiedade.

Publicidade

4. Falta de foco

O cérebro que precisa de férias deixa de conseguir se concentrar no que precisa, com eficiência. Você fica mais disperso, perde o foco, a criatividade, a capacidade de encontrar soluções rapidamente e com eficácia para as situações que o seu trabalho exige.

5. Sentimento de exaustão física e mental

A pessoa que está precisando de férias começa a dizer “não aguento mais” com bastante frequência. Mesmo sem querer, acaba se tornando uma companhia desagradável porque está sempre cansada, reclamando de tudo, se irritando com facilidade.

6. Distúrbios do sono

O corpo todo entra em desequilíbrio quando você está exausto. Então, mesmo quando chega em casa e pode, finalmente, descansar, seu corpo não consegue. Você demora pra pegar no sono, acorda no meio da noite e não consegue mais dormir.

Publicidade

7. Distúrbios alimentares

Em algumas pessoas, a exaustão física e mental traz a ansiedade e a vontade de comer em excesso, como se isso fosse trazer um conforto. Então, engordar é bem fácil quando você está vivendo uma fase de excesso de trabalho e desequilíbrio geral na sua vida.

O que fazer a respeito?

Bom, a resposta é óbvia: tire férias. Não adianta dizer que “não posso” porque seu corpo vai obrigá-lo a fazer isso da pior forma. Se você deixar que a exaustão tome conta da sua rotina, poderá ter uma crise forte que vai levar você ao hospital e aí você vai tirar férias forçadas, sem poder aproveitá-las de forma agradável. Pare enquanto há tempo. Ouça os sinais do seu corpo e cuide de si, pois não tem como cuidar da família se você não estiver bem.

Café verde

Café verde: conheça os benefícios dessa bebida diferente

hipertricose

Síndrome do lobisomem: pessoas que convivem com excesso de pelos