Se você parar e refletir sobre o que é um comportamento machista, vai perceber que é bem comum ver não só homens, mas mulheres machistas por toda parte.
Antigamente o machismo era dominante ao ponto de ficar tão encrustado na criação das crianças e nos hábitos dos adultos, que era considerado normal, óbvio, aceitável. Quem praticava achava certo e quem sofria achava que não existia alternativa.
Hoje em dia ainda é assim para boa parte da população mundial, mas é preciso mudar. Então, a melhor forma de começar é aprendendo a reconhecer as características de um homem machista.
Assim você pode ir para o próximo nível que é evitar pessoas machistas ou colaborar para que elas mudem de comportamento através da desconstrução de conceitos machistas e da reconstrução de um comportamento igualitário e respeitoso entre todos os seres humanos.
1. Interrompem a fala das mulheres
2. Dizem que as mulheres precisam mudar
Principalmente quando um homem machista começa a namorar ou se casa, o comportamento dele muda. Antes, da hora do flerte, ele gostava de ver a mulher com batom vermelho, decote, saia curta, falando com todo mundo e sorrindo. Depois, começa a ofendê-la e dizer que ela precisa mudar, pois só está querendo chamar a atenção dos outros.
3. Tratam as mulheres como se fossem prêmios
4. Eles não respeitam limites
Pelo fato de um homem machista achar que uma mulher é um objeto que serve para satisfazer suas necessidades e vontades, ele trata ela da forma que bem entende, sem respeitar limites, sem perguntar se ela quer o que ele está querendo fazer. O homem machista invade a privacidade da mulher e não se importa, de verdade, com o que ela está sentindo.
5. Acham que as mulheres são burras
Os homens machistas veem as mulheres como seres inferiores, e mais uma prova disso é quando um homem começa a explicar algo a uma mulher, sem que ela tenha pedido explicação, apenas por ela ser mulher e ele julgar que ela não tem conhecimento.
6. Acham que o sexo é feito para satisfazê-los
Os homens machistas acham que são bons de cama, mas na verdade são péssimos. Eles se preocupam apenas com o próprio prazer, e quando “chegam lá” abandonam a mulher na cama, pois acham que o prazer dela não importa ou nem existe.

