em

Ela teve 69 filhos em 76 anos e estabeleceu um recorde

Conheça a história da russa que é recorde mundial. Ela viveu no século XVIII
Crédito: Wikimedia Commons

Ter filhos pode ser um momento muito esperado para muitos casais. Muitas vezes, são necessários anos de preparação financeira e psicológica, algumas tentativas e certa estrutura para que esses milagres da natureza venham ao mundo. Dito isso, você conseguiria imaginar ter 69 filhos em 76 anos? 

Conheça a história

Valentina Vassilyeva é o nome da mulher que teve 69 filhos em 76 anos. Ela foi esposa de Feodor Vassilyev de Shuya, que era um camponês. Eles viveram entre 1707 e 1782, no século XVIII, na Rússia. Valentina faleceu aos 76 anos e entrou para o Livro dos Recordes, o Guiness Book, como a mulher que mais teve filhos.

69 filhos entenda
Crédito: Wikimedia Commons

Segundo informações do Guinness, Valentina teve 27 partos, dos quais eram 16 vezes gêmeos, 7 vezes trigêmeos e 4 vezes quadrigêmeos. Todos os partos aconteceram em apenas 40 anos, ou seja, entre os anos de 1725 e 1765. Valentina, segundo cálculos da BBC, passou 18 anos de sua vida grávida.

Esse caso levanta muitas suspeitas entre os especialistas em reprodução humana. Eles fazem questionamentos a respeito da quantidade de vezes que ela teve ovulação múltipla, de como evitou a síndrome do gêmeo que desaparece, da reação de seu corpo com o processo de gravidez com intervalo menor de 18 meses, como sobreviveu aos tantos partos com a medicina russa do século XVIII e entre muitas outras dúvidas.

69 filhos em 76 anos imagem
Crédito: Wikimedia Commons

Apesar desses questionamentos, a história de Valentina tem muitos fatos comprovados. Em 27 de fevereiro de 1782, o mosteiro Nikolskiy enviou uma lista para Moscou na qual constava que Feodor, o marido de Valentina, tinha 82 filhos vivos. Ele, que neste período já estava em seu segundo casamento, teve mais 12 gêmeos e 6 trigêmeos depois de Valentina. Essa lista foi publicada no Panorama de São Petersburgo em 1834.

Outro fato associado à história de Valentina é que, em 1783, a revista Gentleman’s publicou um artigo que citava a família Vassilyev. Nele, o autor diz que era um caso de “fecundidade extraordinária” e também que isso se devia a Feodor, Valentina ou da combinação deles. Como Feodor teve muitos outros filhos em seu segundo casamento, é muito grande a probabilidade de que ele seja o responsável por todas essas gravidezes múltiplas.

Veja também: histórias de bondade para aquecer seu coração

Além desses fatos, a revista de medicina The Lancet também fez uma investigação a respeito do caso dessa família. Segundo a revista, a família Vassilyev vivia em Moscou e, além de trabalharem, recebiam uma ajuda financeira pelo governo russo.

Histórias de bondade para acalentar seu coração
cutucar o nariz
Cutucar o nariz faz mal? Entenda quais são as consequências