Crédito: Freepik
em

5 Erros na decoração de Natal para quem se importa com a estética

Se quiser fazer uma decoração elegante, agradável e funcional, veja o que deve evitar

Publicidade

A função principal da decoração de Natal é trazer para dentro do lar o clima natalino e o verdadeiro significado dessa época do ano. Então, a verdade é que não existem regras na hora de decorar a casa para o Natal. O importante mesmo é criar um ambiente de alegria, união e com um toque de magia.

No entanto, se além de tudo isso, você procura fazer uma decoração de Natal que combine com a decoração da sua casa, querendo deixar o visual elegante e agradável, e sem atrapalhar a rotina doméstica, confira quais são os erros na decoração de Natal que você pode evitar.

1. Não colocar um tapete embaixo da árvore de Natal

Crédito: Freepik

Se a sua árvore for tradicional, esse erro é ruim por dois motivos: o piso fica mais sujo porque alguns enfeites muito leves caem no chão e se espalham pela casa, e você deixa de criar uma decoração mais completa, pois o tapete embaixo da árvore faz um acabamento mais bonito. Se preferir, pode ser um tapete fininho, já que no Brasil faz muito calor nessa época, e pode ser verdinho como a grama ou em um tom neutro que harmonize com sua árvore.

2. Exagerar na quantidade de objetos decorativos

Crédito: Freepik

Existem lindas decorações de Natal que são bem volumosas, com muitos elementos, e fica simplesmente encantador, parecendo um parque mágico do Papai Noel. Mas, se o seu espaço é pequeno, usar muitos objetos decorativos vai deixar o ambiente carregado, sufocante. Nada vai se destacar, pois você terá uma poluição visual. Escolha a quantidade de objetos decorativos que seja proporcional ao tamanho do ambiente a ser decorado.

Publicidade

3. Misturar estilos de decoração natalina

Crédito: Freepik

Você não pretende comprar decoração nova de Natal, e pensou em misturar tudo o que ainda tem dos últimos anos? Cuidado para não transformar sua casa em uma bagunça de Natal. Para ter uma decoração elegante e agradável aos olhos, escolha apenas os objetos que combinam entre si, que tenham o mesmo estilo e cores. O motivo é o mesmo da dica anterior: evitar a poluição visual.

4. Usar uma decoração mal cuidada e estragada

Crédito: Freepik

Tudo bem se você não puder investir em uma decoração de Natal novinha em folha. Mas, para economizar e ficar bonito, cuide bem da sua decoração, limpe tudo antes de encaixotar, guarde apenas os objetos que ainda estão e em bom estado de conservação. Por exemplo, na hora de guardar a sua árvore lá no dia de Reis, limpe-a e dobre-a com cuidado para que esteja fácil de montar, sem partes amassadas no Natal seguinte.

5. Misturar estilos de pisca-pisca

Crédito: Freepik

Decoração de Natal sem pisca-pisca parece incompleta. Mas, para que fique bem bonita, escolha se vai usar luzes brancas ou coloridas, que ficam estáticas ou piscando o tempo todo. Escolher apenas um estilo de pisca-pisca vai fazer a sua decoração ficar mais elegante, evitando um visual bagunçado e confuso.

Publicidade
Manual de Hábitos para Prevenir Alzheimer

Manual de Hábitos para Prevenir Alzheimer desde cedo