em

AmeiAmei

Essas 5 atitudes podem ajudar a prevenir o mal de Alzheimer, dizem os cientistas

Doença degenerativa faz perder a memória, saiba como pode prevenir isso

Doença degenerativa que afeta o sistema neurológico, pouco se sabe sobre o tratamento da doença. Estudada por centenas de pesquisadores no mundo, algumas respostas já são encontradas sobre essa doença. Conheça aqui algumas atitudes que você pode adotar na sua vida para evitar o aparecimento da doença de Alzheimer.

Atitudes simples que ajudam na prevenção da doença de Alzheimer

Os sintomas incluem perda de memória, desorientação, confusão, apatia, falta de sociabilidade, problemas de raciocínio. Ainda não há cura para doença, sendo a prevenção a melhor alternativa.

Cinco atitudes que podem evitar o aparecimento do mal de Alzheimer

  1. Fazer atividades físicas

Pesquisas demonstraram que 2 horas de atividades físicas por semana já causavam alguma redução no risco de desenvolver a doença. Não precisa ser esporte de alto desempenho ou exercícios complicados. Você pode caminhar, jogar bola, nadar, se exercitar no parque, não importa. A atividade física estimula não só o corpo mas também a atividade cerebral. Mexa-se e ainda ganhe disposição e energia!

  1. Largar o vício de fumar

O cigarro é considerado um fator de risco para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, ao lado de muitas outras. Quanto antes largar o vício, mais cedo se beneficiará das vantagens de não fumar.

Procure ajuda se for preciso, mas largue o vício o quanto antes.

 

  1. Alimentação saudável e rica em gorduras de boa qualidade

A alimentação tem uma influência na saúde em geral e isso não é diferente quando falamos no cérebro e na atividade neurológica.

As gorduras de boa qualidade são fundamentais para o bom funcionamento cerebral, evitando o aparecimento de doenças degenerativas como o Alzheimer. Aumente o consumo de gorduras mono e poli-insaturadas como: azeite, abacate, nozes, castanhas em geral, amendoins, peixes de águas profundas e linhaça.

Alimentos ricos em vitamina E também são recomendados pois além da gordura, agem como poderosos antioxidantes:  folhas verde escuras, gérmen de trigo, cereais integrais.

Diminua a frequência com que se alimenta de carnes gordas, embutidos e industrializados em gera

4.Aumentar a atividade cognitiva e analítica

Elas ajudam a potencializar as ligações entre os neurônios, mantendo o cérebro ativo e revitalizado. Sabe aqueles joguinhos de pensar, de paciência?   Jogo da memória, palavras-cruzadas, xadrez, sudoku, palavras-chave e enigmas, todos esses jogos estimulam o seu cérebro e ajudam na prevenção da doença.

  1. Realizar atividades que estimulem o corpo e a mente
  • Leitura diária de jornais, livros e revistas
  • Conviver com amigos e família, atividades recreativas
  • Aprender e falar novos idiomas
  • Estudar sobre qualquer coisa que te interesse: plantas, economia, nutrição, ecologia…
  • Aprender a tocar instrumentos musicais

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Chá da folha de oliveira é mais poderoso que chá verde! Entenda porque.

6 dicas para eliminar manchas de sua roupa