bebidas que cachorro pode e não pode tomar
Crédito: Freepik
em

3 Líquidos que cães podem beber e 6 que não podem

Além da água, veja o que é seguro oferecer ao seu cão, e o que não deve oferecer, mesmo que ele queira experimentar

Publicidade

Os cachorros não precisam tomar nada além de água. Aliás, a água potável deve ser a bebida principal que o cão precisa tomar, pois é o que vai deixá-lo hidratado de forma segura. Mas, mesmo assim é interessante saber o que pode acontecer caso o cão tome outra bebida. Veja, a seguir, quais são os líquidos que os cachorros podem e não podem beber, pela segurança da saúde deles.

Suco de fruta natural e sem açúcar adicionado

Pode. De vez em quando você pode fazer um suco natural para seu cachorro, com frutas como kiwi, maçã, manga, melancia, morango e pera, que ele pode consumir sem risco. Use apenas a fruta e água, sem adicionar açúcar nem adoçante.

Água de coco

Pode. Assim como é para os humanos, a água de coco é uma bebida muito nutritiva para os cães, servindo para hidratar e como fonte de nutrientes. Não deve substituir a água, mas você pode oferecer uma água de coco pura e geladinha para seu pet nos dias de calor.

Publicidade

Chás

Pode. Mas, só os chás que não contêm cafeína, como camomila e hortelã. Se for oferecer um chá para seu cão, não adicione açúcar, adoçante nem qualquer outro ingrediente para adoçar. Além disso, cuidado com a temperatura. O chá deve estar frio.

Não ofereça ao seu cão chás que possuem cafeína, como chá verde, preto, branco, oolong e chá mate. A cafeína pode causar intoxicação e outros problemas nos órgãos internos do cão.

Café

Não pode. Pelo mesmo motivo dos chás com cafeína, seu cão não deve tomar café, nem mesmo o descafeinado.

Publicidade

Leite

Não pode. Por mais que seja comum oferecer leite para cães filhotes que não são amamentados pela mãe, essa bebida não é recomendada pelos veterinários. O motivo é o mesmo que para os humanos: para alguns cães, as proteínas do leite podem fazer mal, causando dor de barriga, gases, inchaço abdominal e diarreia. Além disso, nenhum derivado de leite é recomendado.

Refrigerantes

Não pode. O organismo dos cães não precisa de refrigerante, pois essa bebida tem excesso de açúcar, não tem nutrientes e o gás pode causar dor de estômago e gases no cão. Além do mais, as bebidas de cola (Coca-Cola e Pepsi) têm cafeína.

Gatorade

Não pode. Essa bebida pode parecer bem refrescante e saudável, mas não para o seu cão. Bebidas como Gatorade e outros suplementos vitamínicos podem ser uma dose exagerada de nutrientes para os cães, principalmente se tomarem demais. Então é melhor evitar antes que seu cão precise de cuidados médicos.

Publicidade

Bebida alcoólica

Não pode. Essa nem precisa falar que é muito prejudicial para o cão, ainda que em pequena quantidade. Não faça essa maldade com seu cachorro, nem de brincadeira. O álcool é muito prejudicial para o organismo do cão, assim como é para os humanos, sem contar na sensação de confusão que ele vai ter, caso fique embriagado.

Síndrome de Alice no País das Maravilhas

Síndrome de Alice no País das Maravilhas: já ouvir falar nessa condição?

Por que engordamos mais em uma parte específica do corpo

Por que engordamos mais em uma parte específica do corpo?