Menu

Xarope para tosse de 1900 era veneno! Veja do que era feito!

Sim, as pessoas bebiam e é tinham efeito, mas, era muito perigoso ao mesmo tempo.

Imagem: reprodução

Publicidade

A falta de conhecimento é um perigo! Antigamente, lá no início dos anos 1900, existia um xarope para tosse que hoje em dia serviria apenas para jogar no lixo ou cometer algum crime.

Mas, antigamente não se conhecia as propriedades de vários ingredientes químicos como se conhece hoje. Por isso, as pessoas acreditavam em tudo quanto era besteira.

Quem se recusa a aprender coisas novas e a estudar, continua vivendo no passado e consumindo coisas que fazem muito mal. Mas, dificilmente alguém aqui do mundo atual leria a composição desse suposto xarope para tosse e teria coragem de tomar.

Veja também: 13 Coisas absurdas que as mulheres faziam antigamente em nome da beleza

Publicidade

Xarope para tosse mortal

O nome do tal remédio era “One Night Cough Syrup”, ou algo como “Xarope para tosse de uma noite” que era vendido no final do século 19 e que, recentemente, ganhou atenção na internet por causa dos seus ingredientes.

Este xarope para tosse continha uma mistura de 1% de álcool, cannabis, clorofórmio e morfina. Destinava-se a proporcionar alívio para aqueles que lutavam com uma noite de sono perturbada.

Produzido pela Kohler Manufacturing a partir da década de 1880, esse xarope para tosse era comum ao longo dos anos 1900.

Esta garrafa da foto acima, em particular, foi fabricada depois de 1906, em conformidade com a Lei de Alimentos e Drogas de 1906 dos EUA, que visava impedir a distribuição ilegal de alimentos e bebidas nos Estados Unidos.

Publicidade

Então, apesar de ter ingredientes perigosos como o clorofórmio e a morfina, estava tudo de acordo com a lei que alguém criou para vendê-lo em larga escala e enriquecer os poderosos da época.

Antigamente o que se sabia sobre esses componentes era diferente. Acreditava-se que o clorofórmio aliviava a tosse e induzia à sonolência, enquanto o álcool e a cannabis serviam para aliviar o desconforto e promover o sono.

Já a morfina era usada assim como a heroína e outros derivados da papoula, para aliviar a dor e suprimir a tosse. E funcionava, mas o cuidado principal é com a dose e a frequência de uso.

Publicidade

Conforme os regulamentos sobre opioides se tornavam mais rígidos e surgiam preocupações sobre a associação do clorofórmio com parada cardíaca e câncer, os xaropes para tosse passaram por mudanças significativas no final do século 20.

Veja também: Médico receita alimentos orgânicos para evitar uso de remédios

Sair da versão mobile