Menu

Estudo polêmico afirma: pessoas que comem carne são mais saudáveis do que vegetarianos

Todos os dias vemos novidades da ciência sobre o que realmente devemos comer para ter uma saúde forte. Pelo que parece, comer carne deve estar dentro dos planos.

Publicidade

Desde quando começamos a sentir o sabor e a textura dos alimentos, mesmo antes de termos dentes, já somos orientados pelo que é certo ou errado comer. O que é tentação e devemos evitar, e o que é saudável e devemos dar preferência, mesmo que não achemos mais gostoso.

Dentro dos alimentos que devemos evitar estão as carnes gordas pois, de acordo com estudos, a gordura que há na carne aumenta os níveis do colesterol no sangue, levando a problemas cardíacos e de pressão alta.

Entre tantas pesquisas e descobertas sobre o funcionamento do corpo humano, um estudo recente chegou para polemizar as dietas e a grande discussão sobre as vantagens do vegetarianismo.

De acordo com os pesquisadores austríacos da Universidade de Graz, consumir uma quantidade de vegetais muito maior do que a quantidade de gorduras saturadas e colesterol aumenta os riscos de desenvolver doenças mentais, câncer e alergias.

Publicidade

A pesquisa

Para chegar a esta assustadora conclusão, os cientistas estudaram 1.320 voluntários, dos quais 330 vegetarianos, 330 que comem carne e vegetais em quantidade equilibrada, 330 que comem menos carne do que vegetais e 330 que dão preferência à carne em sua alimentação.

Conclusões

Depois de examinar os hábitos alimentares e outros aspectos do estilo de vida de todas estas pessoas, concluiu-se que os vegetarianos apresentaram saúde física e mental mais frágil do que os demais participantes, apesar de fazerem menor uso de bebidas alcoólicas e terem um IMC mais baixo.

Entretanto, a coordenadora do estudo, Nathalie Burkert, acredita que mesmo concluindo que os austríacos vegetarianos sejam menos saudáveis no que diz respeito à saúde mental, alergias e propensão ao câncer, bem como maior necessidade de tratamentos médicos, ainda é necessário que se façam estudos mais aprofundados sobre o tema. Esta foi apenas uma etapa, que não mostra as exatas causas e efeitos, pois ainda há muitas variáveis a considerar.

E você, segue alguma dieta específica e acredita que sua saúde é melhor por conta disso? Compartilhe sua experiência.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile