Menu

Vacina para dependência de cocaína promete ser uma esperança também contra o crack

São pesquisadores brasileiros que estão na linha de frente da produção, que trás resultados animadores

Crédito: Freepik

Publicidade

Infelizmente, muitas pessoas acabam se afundando nas drogas, entrando em um mundo ao qual ninguém gostaria de fazer parte. Mas parece que a ajuda já está a caminho! Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveram uma vacina contra a cocaína, que também ajuda a combater o crack. Entenda como ela funciona.

Vacina contra cocaína e crack

Ainda em testes em animais, ela já vem demonstrando resultados animadores. A vacina está sendo desenvolvida no laboratório da UFMG, funcionando como um estimulante aos anticorpos que combatem a droga no organismo. Além disso, quando utilizada, impede que toda a cocaína chegue ao cérebro, reduzindo seu efeito.

Assim, ela diminui a sensação de euforia e a liberação do hormônio dopamina, que ativa o centro de prazer. Consequentemente, reduz, aos poucos, a vontade de usar a droga novamente. Ou seja, ao utilizar qualquer uma das substâncias que ela combate, o usuário não irá sentir o mesmo efeito. Isso pode ajudar no percurso de deixar de usar completamente as substâncias químicas.

A vacina não apresentou ainda efeitos colaterais e em breve será testada em humanos também, para depois ser liberada. De acordo com os pesquisadores, os primeiros a utilizar serão adolescentes em situação de risco e depois adultos. Tomara que ela realmente ajude a essas pessoas que tanto precisam.

Publicidade

Veja também: o perigo dos remédios com opioides

Sair da versão mobile