Menu

Casal de pais cegos consegue sentir seu bebê por ultrassom 3D

Com essa tecnologia, os pais deficientes visuais podem sanar a curiosidade de conhecer seu bebê antes do nascimento

Crédito: Ana Paula Silveira e Álvaro Zermiani

Publicidade

Ana Paula Silveira e Álvaro Zermiani são deficientes visuais e estão esperando um bebê. Eles foram fazer o primeiro ultrassom e ficaram aliviados ao saber que a saúde do bebê está perfeita. Mas, eles não puderam ver a tradicional imagem do ultrassom na tela do computador. A única forma de saberem como é o formato do bebê, é pelas descrições do médico ou esperando pelo nascimento.

Ao menos, essas seriam únicas possibilidades. Mas o obstetra e ginecologista Dr. Heron Werner proporcionou algo a mais para o casal. O médico se lembrou de um projeto de impressão 3D que viu em 2007 em uma exposição no Museu Nacional do Brasil.

Crédito: Ana Paula Silveira e Álvaro Zermiani

Então, ele teve a maravilhosa ideia de levar essa tecnologia aos fetos. Desde então, Dr. Heron passou a presentear as gestantes e seus parceiros deficientes visuais com a ultrassonografia impressa em 3D, totalmente gratuita.

Crédito: Ana Paula Silveira e Álvaro Zermiani

“A partir do momento em que chegamos ao exame de ultrassom de alta qualidade, pela possibilidade de impressão 3D, percebi que também poderia servir para melhorar a experiência do pré-natal para gestantes com deficiência visual”, disse o Dr. Heron.

Publicidade

Depois de feita a impressão 3D do ultrassom, Ana Paula e Álvaro puderam pegar o seu bebezinho no colo e sentir cada parte do corpinho dele, com todos os detalhes. Eles puderam até sentir que o bebê é parecido com o pai.

Crédito: Ana Paula Silveira e Álvaro Zermiani

“Graças aos exames e à impressão, pudemos não só saber que nosso bebê estava crescendo saudável, mas também ter um contato muito real e estabelecer um envolvimento muito forte com nosso filho”, disse Ana Paula.

Sair da versão mobile