Menu

Chá de camomila: 10 benefícios, receita e contraindicações

Conheça os benefícios do chá de camomila para o seu corpo, além de aprender a fazer a compressa corretamente

Crédito: PxHere

Publicidade

O chá de camomila é feito a partir da flor desta planta – Chamomilla recutita (L). Rauschert -, que ao entrar em contato com a água quente, libera óleos essenciais com características anti-inflamatórias, antioxidantes e relaxantes.

Conheças os benefícios do chá de camomila

Crédito: Dr. Saúde

A infusão destas flores são comumente utilizadas e indicadas às pessoas que sofrem com crises de ansiedade, que possuem problemas de pele, retenção de líquidos, inchaços e cólicas. Aprenda o que mais ela pode fazer pelo seu corpo:

1. Combate o envelhecimento precoce

Os flavonoides são a parte nutricional mais importante do chá de camomila. Eles têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os antioxidantes são benéficos para evitar a ação dos radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce das células.

2. Antibacteriano

Esta infusão contém cumarina, que por sua vez, possui características antibacterianas, sendo excelente para ser utilizado na pele, e evitar espinhas, por exemplo. Pode ser ingerido como auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, não somente pela ação calmante, mas também por combater bactérias e inflamações.

Publicidade

3. Protege os olhos

Crédito: Opas

Por ser rico em vitamina A, favorece e protege a visão (córnea). Ela também ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças como a degeneração macular e a catarata.

4. Acalma

O chá de camomila permite aliviar os estados de ansiedade e ajuda a dormir bem graças à glicenia, que é a responsável por reduzir os níveis de estresse. Além disso, ainda contém um flavonoide chamado de apigenina, que se conecta a receptores GABA-A do cérebro, de forma parecida aos benzodiazepínicos, que são medicamentos calmantes.

5. Alivia cólicas

Como é capaz de facilitar a diminuição da contração muscular involuntária, ou seja, é antiespasmódica, as cólicas podem ser atenuadas. Isso vale tanto para cólicas menstruais quanto para intestinais, nos casos de diarreia.

6. É anti-inflamatório

Este efeito pode permitir tratar doenças reumáticas como artrites, assim como bursite, cistite, sinusite e rinite, por exemplo. Ele serve como um complemento ao tratamento, reduzindo as inflamações e acalmando todo o sistema.

Publicidade

7. Ótimo para a pele

Crédito: Vteen

Os óleos essenciais desta flor, liberados ao preparar o chá, são benéficos sempre que colocados em compressas de uso cutâneo.

Estes óleos são compostos por elementos anti-inflamatórios, que promovem a contração dos vasos e diminuem a vermelhidão. Além disso, são favoráveis à atenuação de olheiras. Sua ação antibacteriana ajuda ainda a manter a pele livre de espinhas, deixando-a mais bonita, por mais tempo.

Conheça as melhores dicas de como ter uma pele perfeita

Publicidade

8. Aliviar o inchaço

A camomila é rica em camazuelo, que é uma propriedade química que evita a formação de inchaços. Ela pode ser ingerida via oral e também aplicada diretamente no local, por meio de compressas quentes ou frias.

9. Bom para o trato gastrointestinal

O chá de camomila é excelente para combater azia e má digestão, bastando uma xícara quentinha. Também é bom contra dores no estômago e gases, tanto estomacais quanto intestinais, ajudando a desfazer e eliminá-los.

10. Cabelos mais bonitos

O uso do chá de camomila nos cabelos vai muito além de clarear, dando tons acobreados aos fios. Ela ajuda também a controlar a oleosidade, deixando os cabelos mais leves, limpos e brilhantes. Inclusive, você pode fazer o seu próprio shampoo de camomila para usufruir destes e mais benefícios.

Publicidade

Como fazer chá de camomila

A dose recomendável diária desta infusão é de três a doze gramas. Por isso, pode tomar uma xícara de chá com 200 ml de água e uma colher de sobremesa de camomila. Contudo, não beba mais que duas a três xícaras diárias.

Infusão de Camomila

  1. Coloque 1 colher (sobremesa) da flor de camomila seca em 200 ml de água fervente;
  2. Tampe e deixe por 5 minutos, com o fogo desligado;
  3. Coe e já pode tomar.

Compressa de Camomila

Crédito: Valentina Neacșu
  1. Coloque 1 colher (sobremesa) da flor de camomila seca em 200 ml de água fervente;
  2. Espere ficar morno e jogue a bebida em cima de um pano ou toalha limpa.
  3. Retire o excesso de líquido (para não escorrer) e aplique na região afetada.

Quem não deve consumir camomila

Se estiver tomando remédios anticoagulantes, não é aconselhável que beba o chá de camomila.Ele pode reduzir a ação dos medicamentos. Note que tomar chá de camomila em excesso pode provocar sonolência, hipotensão, náuseas, sedação, diarreia e até vômitos.

Pode dar chá de camomila para o bebê?

Pode sim, desde que bem fraquinho e recomendado pelo pediatra. Quando o bebê sofre com gases ou refluxo, o chá de camomila pode ajudar. Mas o ideal é que ele se alimente exclusivamente do leite materno até os 6 meses.

Publicidade

Veja também: Chá de folha de laranja: saiba para que serve e como fazer

Leave a Reply

Sair da versão mobile