em

Meu Deus!Meu Deus!

Aprenda a tratar unha encravada em casa

Aprenda uma maneira fácil de tratar a unha encravada sem sair de casa

A unha encravada é muito dolorida e incomoda bastante quem sofre com esse problema. Infelizmente ela não se cura sozinha, e se não for tratada, pode causar problemas mais graves e levar até à intervenção cirúrgica.

Esse problema pode afetar qualquer dedo, mas é mais frequente no dedão do pé, causando desconforto ao andar e até ao usar um sapato fechado.

Por isso é necessário começar a tratar a unha encravada desde o início, para evitar uma infecção e problemas maiores.

Causas da unha encravada

Sapato inadequado

Se você usar um sapato que não se adapta direito ao seu pé, ou porque aperta demais, ou porque não fica encaixado corretamente, é muito provável que a sua unha irá encravar, pois ela será forçada, se direcionando para debaixo da pele e crescendo torta.

Corte errado

É muito importante cortar as unhas dos pés corretamente. O ideal é ter as unhas cortadas de maneira reta, para que ela não entre na pele e encrave.

Acidentes

Também pode ser apontado como uma das causas para a unha encravar. Por exemplo, se você bater os pés em algum lugar, a unha pode ser pressionada e a pele a sua volta pode se fechar, fazendo com que ambas cresçam de maneira incorreta.

Perigos da unha encravada

Uma das principais preocupações com as unhas encravadas é para as pessoas que sofrem com diabetes, pois qualquer ferimento, mesmo que minúsculo, pode causar problemas maiores. Por isso, se você sofre de diabetes e está com as unhas encravadas, procure uma ajuda profissional.

Sintomas da unha encravada

Por causarem desconforto e dores, as unhas encravadas são fáceis de identificar. Veja alguns sintomas:

  • Dor intermitente em volta da unha;
  • Vermelhidão e inchaço no dedo;
  • Infecção (seguida de pus e sangue).

Se você identificar algum desses sintomas, provavelmente sua unha está encravada e você terá que tomar algumas medidas para tratar o problema. O tratamento caseiro é indicado caso a unha encravada ainda não esteja em estado avançado, ou seja, mostrando sinais de infecção.

Tratamento caseiro para unhas encravadas

1. Banhos de imersão

São ótimas opções para ajudar a tratar as unhas encravadas. Para isso, deve colocar os pés em uma bacia com água morna ou quente (suficiente para que não queime a pele). Deixe os pés repousando por 20 minutos e faça o tratamento de duas a quatro vezes por semana. Esse tratamento ajuda a aliviar a dor e a prevenir que a unha encrave.

Uma boa ideia para o banho de imersão é acrescentar à água morna o sulfato de magnésio, que ajudará a pele a ficar mais macia. Depois que tirar os pés da água, vá ajeitando a pele, para que ela se solte da unha.

2. Algodão

Coloque um pouco de algodão na unha encravada, entre a unha e a pele. Faça isso com cuidado, para não machucar. Você sentirá uma pressão no dedo. Deixe o algodão no local para que a unha e a pele cresçam da maneira correta. Quando for fazer um novo banho de imersão, troque o algodão e faça tudo novamente.

Outras alternativas de tratamento:

1. Vinagre de maçã

Passe vinagre de maçã na unha, utilizando um algodão. Ele ajuda a prevenir infecções. Pode fazer isso várias vezes ao dia.

2. Óleo de eucalipto

Utilize um algodão para passar o óleo de eucalipto na unha encravada. Isso irá ajudar a aliviar a dor e a prevenir infecções.

3. Limão

Utilize uma fatia de limão para esfregar na unha (com cuidado). Ele irá ajudar a tratar a infecção. Se o dedo já estiver com sinais de infecção, você pode enrolar a fatia de limão no dedo e prender com um curativo, deixando agir enquanto dorme.

Mais dicas para não sofrer quando a unha estiver encravada

  • Evite utilizar sapatos fechados ou apertados;
  • Tenha cuidado para não bater o pé;
  • Use sapatos confortáveis;
  • Lembre sempre de cortar as unhas da maneira correta.

Não se esqueça de consultar sempre um profissional quando tiver problemas com unhas encravadas. O tratamento tardio pode causar mais danos para os seus pés.

Atenção: As dicas do site não substituem uma consulta ao médico.

Para saber mais sobre tratamento para unhas encravadas, assista ao vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Doença de Hashimoto: causas e sintomas
Batida nutritiva para limpar o cólon