A unha encravada é muito dolorida e incomoda bastante quem sofre com esse problema. Infelizmente ela não se cura sozinha, e se não for tratada, pode causar problemas mais graves e levar até à intervenção cirúrgica.
Esse problema pode afetar qualquer dedo, mas é mais frequente no dedão do pé, causando desconforto ao andar e até ao usar um sapato fechado.
Por isso é necessário começar a tratar a unha encravada desde o início, para evitar uma infecção e problemas maiores.
Aqui você encontra:
Causas da unha encravada
Sapato inadequadoSe você usar um sapato que não se adapta direito ao seu pé, ou porque aperta demais, ou porque não fica encaixado corretamente, é muito provável que a sua unha irá encravar, pois ela será forçada, se direcionando para debaixo da pele e crescendo torta.
Corte erradoÉ muito importante cortar as unhas dos pés corretamente. O ideal é ter as unhas cortadas de maneira reta, para que ela não entre na pele e encrave.
AcidentesTambém pode ser apontado como uma das causas para a unha encravar. Por exemplo, se você bater os pés em algum lugar, a unha pode ser pressionada e a pele a sua volta pode se fechar, fazendo com que ambas cresçam de maneira incorreta.
Perigos da unha encravada
Uma das principais preocupações com as unhas encravadas é para as pessoas que sofrem com diabetes, pois qualquer ferimento, mesmo que minúsculo, pode causar problemas maiores. Por isso, se você sofre de diabetes e está com as unhas encravadas, procure uma ajuda profissional.
Sintomas da unha encravada
Por causarem desconforto e dores, as unhas encravadas são fáceis de identificar. Veja alguns sintomas:
- Dor intermitente em volta da unha;
- Vermelhidão e inchaço no dedo;
- Infecção (seguida de pus e sangue).
Se você identificar algum desses sintomas, provavelmente sua unha está encravada e você terá que tomar algumas medidas para tratar o problema. O tratamento caseiro é indicado caso a unha encravada ainda não esteja em estado avançado, ou seja, mostrando sinais de infecção.
Tratamento caseiro para unhas encravadas
1. Banhos de imersãoSão ótimas opções para ajudar a tratar as unhas encravadas. Para isso, deve colocar os pés em uma bacia com água morna ou quente (suficiente para que não queime a pele). Deixe os pés repousando por 20 minutos e faça o tratamento de duas a quatro vezes por semana. Esse tratamento ajuda a aliviar a dor e a prevenir que a unha encrave.
Uma boa ideia para o banho de imersão é acrescentar à água morna o sulfato de magnésio, que ajudará a pele a ficar mais macia. Depois que tirar os pés da água, vá ajeitando a pele, para que ela se solte da unha.
2. AlgodãoColoque um pouco de algodão na unha encravada, entre a unha e a pele. Faça isso com cuidado, para não machucar. Você sentirá uma pressão no dedo. Deixe o algodão no local para que a unha e a pele cresçam da maneira correta. Quando for fazer um novo banho de imersão, troque o algodão e faça tudo novamente.
Outras alternativas de tratamento:
1. Vinagre de maçãPasse vinagre de maçã na unha, utilizando um algodão. Ele ajuda a prevenir infecções. Pode fazer isso várias vezes ao dia.
2. Óleo de eucaliptoUtilize um algodão para passar o óleo de eucalipto na unha encravada. Isso irá ajudar a aliviar a dor e a prevenir infecções.
3. LimãoUtilize uma fatia de limão para esfregar na unha (com cuidado). Ele irá ajudar a tratar a infecção. Se o dedo já estiver com sinais de infecção, você pode enrolar a fatia de limão no dedo e prender com um curativo, deixando agir enquanto dorme.
Mais dicas para não sofrer quando a unha estiver encravada
- Evite utilizar sapatos fechados ou apertados;
- Tenha cuidado para não bater o pé;
- Use sapatos confortáveis;
- Lembre sempre de cortar as unhas da maneira correta.
Não se esqueça de consultar sempre um profissional quando tiver problemas com unhas encravadas. O tratamento tardio pode causar mais danos para os seus pés.
Atenção: As dicas do site não substituem uma consulta ao médico.
Para saber mais sobre tratamento para unhas encravadas, assista ao vídeo:
Loading…