em

Tem cáries nos dentes e não sabe como tratá-las? Saiba tudo aqui!

Quando se depara com uma cárie na sua dentição, fique sabendo que esta se manifesta como um sinal de que o seu dente não está em bom estado e pode mesmo apodrecer.

Esta bactéria é um problema bastante comum e afeta a maioria das pessoas. A verdade é que qualquer um de nós pode contrair uma cárie. Contudo, existem pequenos cuidados que podemos ter para evitar estes problemas dentários. A aposta está em remédios naturais e caseiros.

Para seu conhecimento, a bactéria que conhecemos como cárie surge através de um ácido criado na nossa boca, quando não é feita uma higiene correta. Nestes casos, as bactérias juntam-se ao açúcar e está o problema criado. O ácido em causa pode agir mais rápido do que você imagina, uma vez que, depois de comer algo, são necessários apenas 20 minutos para ele começar a atuar nos seus dentes e corroer eles. Este processo repete-se vezes sem conta até os seus dentes começarem a ficar com marcas e furos.

Quando você verificar que tem um buraco escuro (cárie) no seu dente, não demore muito a procurar um especialista dentário. Caso contrário, quanto mais tempo você esperar, maior é a probabilidade de você ter que extrair o dente menos saudável.

Como detectar uma cárie?

Geralmente, é fácil de perceber quando temos uma cárie, mas ficam algumas dos sintomas mais banais para o ajudar a encontrá-las:

  • Sensibilidade: é muito comum que sinta alguma sensibilidade na dentição, especialmente se comer ou beber alimentos extremamente frios, quentes ou doces;
  • Desconforto ou dores no local do dente infetado;
  • Cavidade evidente – pode assumir a cor preta, amarela, marrom e branco;
  • Mau gosto e odor na boca;
  • Gengivas inflamadas – o local do dente geralmente incha.

Como prevenir?

A prevenção é sempre a melhor técnica para qualquer situação. E, embora seja comum o aparecimento de cáries, existem métodos e cuidados que podemos ter para evitar que elas surjam. Confira aqui algumas dicas:

  • Tenha atenção à regularidade com que come e a frequência com que lava os seus dentes.
  • Reduza ou elimine o açúcar da sua alimentação, o mesmo para os carboidratos.
  • Alimentos como queijos (parmesão e cheddar), morangos e xilitol ajudam a remineralizar a dentição.
  • Realize a sua higiene bucal entre 2 a 3 vezes por dia e prolongue entre 2 a 3 minutos.

Como eliminar cáries naturalmente?

É importante referir que, apesar de você tomar cuidado e prevenir o aparecimento de cáries com uma boa higiene, ainda assim elas poderão surgir. Contudo, você pode tentar curar elas de forma natural e caseira, evitando assim uma ida ao seu médico dentista.

  • Opte sempre por um dentífrico remineralizante;
  • Ingira com frequência suplementos de vitamina A e D;
  • Pratique muito exercício físico
  • Opte sempre por uma alimentação regrada e saudável.

Estas as são dicas mais importantes para quem ter não só um estilo de vida saudável, mas uma boa saúde e dentição. No entanto, em caso de dúvidas, consulte sempre um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Veja como cuidar do seu cabelo e acabe com os fios na escova!
O remédio para lutar contra o câncer está na sua cozinha! Saiba tudo aqui!