Menu

5 Sinais de que o bebê está passando calor que você pode estar ignorando

Pode parecer febre, mas nem sempre é. Se estiver no verão, talvez seu bebê esteja com calor

Crédito: Freepik

Publicidade

Principalmente para os pais de primeira viagem pode ser difícil perceber quando o bebê está com frio ou com calor. Mas, de qualquer forma, a criança avisa quando está se sentindo incomodada, então é uma questão de prestar atenção e eliminar outros fatores até encontrar a resposta certa.

O bebê percebe a temperatura do ambiente como os adultos

O que é importante que os pais saibam é que o bebê já se adapta às temperaturas do ambiente logo após o nascimento. Sendo assim, a percepção que eles têm do frio e do calor é praticamente a mesma dos adultos.

O que mais atrapalha na hora de identificar que o bebê está passando calor é o hábito cultural de encher os bebês de roupas, como se eles estivessem sempre passando frio por serem pequenos e frágeis.

De fato, até os 3 meses de vida, o bebê precisa ser mais agasalhado, já que seu corpo perde calor muito rápido. Mas, depois dessa fase, o bebê pode sim estar precisando de menos roupas em um dia quente.

Publicidade

Sinais de calor no bebê

Para saber quando desconfiar que o seu bebê está passando calor, verifique os seguintes sinais:

  1. Choro irritado, mas não é fome nem fralda suja;
  2. Suor no rosto, pescoço e corpo;
  3. Bochechas quentes e coradas;
  4. Agitação;
  5. Acordar durante a noite sentindo incômodo.

Como resolver?

Muitos pais confundem esse sintomas com uma febre, mas antes de tudo é importante perceber como está o clima no ambiente. Se está quente para os pais, e o bebê está muito agasalhado, pode ser simplesmente calor.

Publicidade

Então, basta tirar uma peça de roupa, talvez duas, e esperar pelo menos meia hora para ver se o bebê se acalma. Pode também usar um termômetro para verificar se a temperatura reduz depois de alguns minutos com menos roupa.

É importante, também, oferecer água ao bebê, pois quando ele está passando calor, perde muito líquido e pode ficar desidratado.

Certifique-se, ainda, que as roupinhas estejam confortáveis, sem botões, zíperes ou etiquetas incomodando. Prefira sempre usar roupinhas de algodão, que é uma fibra leve, natural e permite a transpiração, reduzindo o risco de alergias ou incômodos por causa do tecido.

Publicidade
Sair da versão mobile