otoplastia
Crédito: Freepik

Otoplastia: saiba mais sobre a cirurgia para correção de orelha de abano

Ter orelhas de abano é normal para alguns, mas pode trazer prejuízos psicológicos a outros

Publicidade

De acordo com a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, a otoplastia é uma cirurgia feita para melhorar a aparência das orelhas quando a pessoa nasce com as populares orelhas de abano. Esse é um procedimento unicamente estético e relativamente simples. Saiba mais detalhes a seguir.

Veja também: o que é e como tratar o desvio de septo

Indicações

A otoplastia deve ser feita após a orientação do cirurgião plástico e crianças a partir dos 7 anos de idade já podem se submeter ao procedimento. Porém, nessa idade, muitas crianças não sentem que as orelhas são um problema, então o ideal é esperar que elas cresçam mais e decidam o quanto estão incomodadas. A cirurgia não deve ser feita na criança somente porque os pais acham que vai ficar mais bonito.

Como é feita a cirurgia?

como é feita a operação otoplastia
Crédito: Freepik

Essa é considerada uma cirurgia simples, mas nem por isso deve ser descuidada. O paciente deve seguir todas as orientações do médico e tirar todas as dúvidas antes de fazer. De modo geral e resumido, funciona da seguinte forma:

Publicidade

Pré-operatório

Assim que o paciente e o médico decidirem por fazer a cirurgia, o médico dará uma requisição para que sejam feitos exames de laboratório, o que é um procedimento padrão antes de qualquer tipo de cirurgia. Depois a cirurgia é agendada e o paciente será orientado sobre como será o dia da operação, a que horas deverá chegar ao hospital e outros detalhes.

Anestesia

Quando a cirurgia é realizada em crianças, faz-se uma anestesia geral. Quando é feita em adultos faz-se uma anestesia local, com ou sem sedação.

Tempo do procedimento e de permanência no hospital

O tempo da cirurgia em si, sem contar o tempo de preparo da anestesia e o tempo de permanência no hospital depois da operação, é de 90 a 120 minutos. Depois que a cirurgia termina, o paciente pode ficar até 24 horas internado, caso tenha recebido anestesia geral. Se estiver recuperado antes disso, será liberado.

Dá para fazer pelo SUS?

Sim, de acordo com informações do site Cartão do SUS, é possível realizar essa cirurgia pelo SUS, se cumprir determinados requisitos. Por exemplo, a otoplastia é um procedimento estético, o que não está dentro da cobertura do SUS que só realiza procedimentos reparadores. Porém, se o paciente comprovar que está tendo problemas psicológicos e sociais por causa das orelhas de abano, ele pode sim conseguir.

Publicidade

O paciente deverá ter a sua carteirinha do SUS (feita na Unidade Básica de Saúde do seu bairro), também deverá fazer uma consulta com o médico do Posto de Saúde que irá encaminhar para um especialista, no caso, um cirurgião plástico que atenda pelo SUS. Não é possível ir direto ao especialista.

Mesmo depois de o cirurgião plástico avaliar o caso e concordar que o paciente pode, sim, realizar o procedimento, é necessário passar pela avaliação de um assistente social para que ele avalie as condições financeiras do paciente e garanta que ele realmente não tem condições de custear o procedimento. Por fim, se tudo for aprovado, o paciente entra para uma lista de espera que leva, geralmente, pouco mais de 1 ano.

Quanto custa?

Se for fazer o procedimento de forma particular, o paciente poderá pesquisar em mais de uma clínica para fazer orçamentos, saber tudo o que está incluso no serviço e garantir que o profissional é de confiança. Os preços variam muito conforme a cidade e a clínica. A média no primeiro semestre de 2019, considerando as principais clínicas de São Paulo, é de R$ 7.890 a R$ 15. 789.

Publicidade

Lembre-se que quando o assunto é saúde, não vale a pena buscar pelo mais barato, mas nem por isso precisa pagar pelo mais caro. Por isso que fazer vários orçamentos e conhecer vários profissionais é bem importante.

Pós-operatório da otoplastia

recuperação da otoplastia
Crédito: Freepik

Os cuidados depois da cirurgia duram por volta de 30 dias, mas a recuperação ocorre entre 10 a 15 dias. No primeiro dia o paciente deve manter um curativo protegendo as orelhas e a partir do segundo dia até completar um mês é necessário usar uma faixa na cabeça para manter as orelhas imóveis e protegidas, contribuindo na recuperação. Depois de duas semanas, mais ou menos, o paciente volta ao hospital para tirar os pontos.

Alguns pacientes podem sentir uma leve dor, como um incômodo constante, afinal de contas, seu corpo passou por um procedimento cirúrgico. Nesse caso, o médico poderá receitar um analgésico e é o que basta.

Publicidade

Se o paciente perceber qualquer outro problema, como dor mais forte, sensação de inchaço, queimação ou pus, é necessário voltar ao médico o quanto antes para saber se pode ter havido alguma infecção, mas esses casos são bem menos frequentes.

Correndo tudo bem, conforme o esperado, 80% do resultado já se nota quando o curativo é removido. Mas depois de 12 semanas é que se considera o resultado definitivo. Justamente por se tratar de um procedimento estético, a otoplastia não deixa cicatrizes externas aparentes.

PODE GOSTAR TAMBÉM