Menu

Repolho decorativo: aprenda a cultivar essa planta ornamental

Essa planta pode ficar nos canteiros ou em vasos, dentro e fora de casa

Crédito: Pxhere/Pixabay

Publicidade

Sabia que nem todo repolho é comestível? Se você já viu um pé de repolho em uma floricultura e achou estranho, é provável que tenha visto o repolho decorativo. Essa planta é bem volumosa e tem de várias cores. É ideal para compor o seu canteiro junto com outros tipos de plantas, criando um contraste e também forrando o solo.

Características gerais

Crédito: Cantinho

O nome científico do repolho decorativo é Brassica oleracea L. var. acephala, e popularmente também é chamado de couve ornamental ou repolho ornamental. Sua origem é da Europa e da América do Norte. Essa é uma planta herbácea, tem um ciclo de vida de 45 dias no verão e 60 dias no inverno. Pode chegar a 35 centímetros de altura e suas folhas são dispostas em rosetas.

Clima

Crédito: Cantinho

O repolho decorativo se adapta bem aos diferentes climas de todo o país, mesmo as mais frias. Porém, deve ser plantado em um local onde pega sol. Apenas no alto verão, quando estiver muito quente, é conveniente que ele passe à tarde na sombra.

Dicas de plantio no solo

Crédito: Cantinho

Para fazer o plantio direto no solo, ou seja, no jardim, é preciso ter um solo areno-argiloso e permeável. O ideal é fazer uma mistura de composto orgânico, adubo animal de curral bem curtido, cerca de 500 gramas/m2, incorporando também 100 gramas de fosfato natural de rocha ou farinha de ossos. Se o adubo animal por cama de galinheiro, usar somente 250 gramas/m2.

Publicidade

Abra uma cova do tamanho do torrão, acomode a planta e aconchegue a terra ao redor. Depois de tudo plantado, regue o solo. Se ficou terra entre as folhas, use um pincel macio para limpar. As regas devem ser frequentes para manter as folhas túrgidas (dilatadas, inchadinhas).

Dicas de plantio no vaso

Crédito: Cantinho

Também é possível plantar o repolho decorativo em vaso. Para isso, vai precisar de um vaso com boca larga e altura de 25 centímetros. No fundo, coloque uma forração de geomanta e areia úmida para fazer uma boa drenagem após cada rega.

Depois coloque parte do substrato, acomode o torrão com a muda e preencha com mais da mistura de substrato, apertando de leve para fixar. Regue a seguir.

Se desejar usar a planta para ornamentação em interiores, substitua o adubo animal por adubo organo-mineral ou adubo granulado NPK 10-10-10, cerca de 20 gramas por vaso médio.

Publicidade

Multiplicação por sementes

Crédito: Cantinho

Para propagar essa planta, deve usar suas sementes. Confira se elas estão dentro do prazo de validade, e de preferência longe da data de vencimento, ou isso poderá interferir na germinação.

Prepare um recipiente colocando metade de terra do canteiro e metade de areia. Nivele e aperte de leve para compactar um pouco.

Risque linhas na terra e deposite de 4 a 5 sementes, dando espaçamento de 5 centímetros entre elas. Regue duas vezes por dia com regador de jato fino.

Publicidade

É bom manter um plástico transparente por cima até que notar sinais de germinação. Deixe as sementes protegidas do sol e da chuva.

Quando ocorrer a emergência das mudinhas, por volta de 5 a 10 dias depois do plantio, retire o plástico.

Para transplantar, espere até que as mudas tenham uns 10 centímetros de altura para assim ser manuseada com segurança. Plante no local definitivo.

Publicidade

Veja também: como cultivar flor azaleia

Sair da versão mobile