lipoma inflamado
Crédito: Freepik

Lipoma inflamado: causas e como tratar

O lipoma comum não costuma apresentar sintomas e pode até desaparecer sozinho

Publicidade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o lipoma é um tumor benigno composto por células de gordura que ficam acumuladas dentro e uma cápsula fibrosa na camada abaixo da pele. Ele cresce lentamente e fica com tamanho de 2 a 3 centímetros, são menos frequentes os casos de lipomas maiores. O que pode trazer mais incômodo é quando ocorre um lipoma inflamado.

Por que um lipoma inflama?

O que pode causar a inflamação de um lipoma é quando ele cresce e acaba pressionando uma estrutura vizinha, como um nervo, causando dor. Se a pessoa ficar mexendo, ele pode causar uma inflamação. Mas é importante saber que na maioria dos casos essa lesão não inflama e até desaparece sozinha sem causar nenhum incômodo.

Sintomas da inflamação

Na maioria dos casos, o lipoma não inflama e não apresenta sintomas. Mas nos casos em que ocorre uma inflamação, os sintomas são aqueles mais comuns:

Dor

A dor surge, como já mencionado, quando o lipoma vai aumentando de tamanho e pressionando regiões vizinhas, causando desconforto.

Publicidade

Vermelhidão e calor

Quando o lipoma está inflamado, poderá deixar a região afetada com uma cor avermelhada e com a temperatura mais elevada.

Pode ser perigoso para a saúde?

infos sobre lipoma
Crédito: Sociedade Brasileira de Dermatologia

São raros os casos em que um lipoma causa problemas ou evolui para um tumor maligno. De modo geral, é uma lesão que desaparece sozinha com o tempo, da mesma forma que apareceu, então, não se considera perigoso para a saúde.

Mesmo assim, como forma de prevenção, é bom consultar um dermatologista, clínico geral ou cirurgião para eliminar outras possíveis causas da lesão, como cistos sebáceos, neoplasias e tumor maligno.

Como tratar?

Quando o lipoma é simples, sem apresentar qualquer sintoma, não se faz tratamento, pois ele fica ali sem incomodar e, como já mencionado, muitas vezes desaparece espontaneamente. Mas, caso esteja incomodando, seja por causa da estética ou porque é um lipoma inflamado, podem ser feitos tratamentos como:

Publicidade

Cirurgia de remoção

Seu tratamento mais comum é a remoção cirúrgica. Geralmente, quando a lesão é pequena, a cirurgia é feita no consultório mesmo, com anestesia local, deixando uma pequena cicatriz.

Lipoaspiração

Em alguns casos também pode ser feita a lipoaspiração da gordura que está dentro da cápsula fibrosa que forma o lipoma. Mas, nesse caso, a cápsula fibrosa será apenas esvaziada, não removida, aumentando o risco dele reaparecer.

Não existem medicamentos orais para reduzir o lipoma, bem como não adianta utilizar remédios caseiros, receitas caseiras ou dietas para reduzir gordura, pois essa gordura que está na cápsula fibrosa não vai desaparecer.

Publicidade

Caso o lipoma comece a incomodar, deve apenas procurar um médico para avaliar a lesão, fazer exames para ter o diagnóstico preciso e, então, remover. Os exames para diagnóstico podem ser biópsia para análise do tecido, ressonância magnética, tomografia e ultrassom.

PODE GOSTAR TAMBÉM