Quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies?
Crédito: Freepik

Quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies?

Pesquisadores da Universidade da California trazem à tona o tempo de sobrevivência desse vírus em diversos tipos de superfícies

Publicidade

Um dos principais pontos para evitar o contágio de um vírus é saber por quanto tempo ele fica ativo nos materiais que entra em contato. Por isso, cientistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças da Universidade da Califórnia publicaram um estudo no The New England Journal of Medicine, explicitando o tempo de sobrevivência do covid-19 em diferentes superfícies. Veja quais são e cuide da sua saúde e da sua família.

Quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies?

No dia a dia da maioria das pessoas, é comum que se toque em diversos tipos de objetos, desde aço, papel, tecidos até plásticos. Com a pandemia do coronavírus, é importante que se tome um cuidado extra em relação a quanto tempo o coronavírus sobrevive nas superfícies, considerando seus diferentes tipos. Assim, fica mais fácil se precaver de novas contaminações. Veja quais são, de acordo com o estudo:

Aço inoxidável

O tempo de sobrevivência do coronavírus é de 72 horas no aço inox, o que é altamente preocupante, já que são 3 dias para que não haja mais o risco de ser infectado pelo vírus no objeto. Porém, quais são os exemplos de objetos de aço inox mais utilizados no dia a dia?

Talheres e panelas geralmente são compostos por esse material, o que exige bastante cuidado, já que eles são itens utilizados diversas vezes no mesmo dia e podem entrar em contato com os alimentos. Além disso, são geralmente compartilhados, o que facilita a propagação do coronavírus.

Publicidade

Plástico

O plástico, juntamente com o aço inoxidável, é o componente mais propício para o coronavírus sobreviver, levando também 72 horas com o patógeno em sua superfície. Sendo assim, tome um cuidado especial com os copos e pratos de plástico das crianças.

Além disso, toda a atenção com as sacolas que vem do supermercado. Lembre também de esterilizar diariamente o celular, pois em muitos modelos, há plástico na lateral e a parte traseira, além das capinhas.

Papelão

Quanto tempo o coronavírus sobrevive no papelão? A resposta é surpreendente, já que esse vírus pode durar 1 dia inteiro nesse tipo de superfície, mesmo parecendo inofensiva. Sendo assim, caixas de cereais e outros produtos diversos, como aveia, são ambientes ideais para o vírus por 24 horas.

Publicidade

Encomendas que passam por muitas mãos, seja pelos correios ou em delivery, também devem ser tratadas com cautela. Então, nada de pegar a caixa da pizza e já sair mordendo um pedaço, ok? Nessa fase, lave as mãos sempre e não hesite em pegar o garfo e faca.

Cobre

Muitas pessoas acham que o cobre não é muito comum no dia a dia delas, mas se esquecem de um objeto fundamental que é feito de cobre: as moedas. Acontece que esse vírus pode ficar retido na superfície desse material por 4 horas, sendo importante desinfetar suas mãos após o contato com as moedinhas.

Poeira

Em aerossóis e poeira, o vírus pode sobreviver desde 40 minutos até 2 horas e meia. Assim, pode haver o risco de o vírus estar em forma aerossolizada em alguns locais, como ocorreu no hospital de Wuhan, na China. Esse é o motivo pelo qual as pessoas contaminadas devem usar máscaras, para evitar a propagação.

Publicidade

Cuidados a tomar

Para evitar o contágio pelo coronavírus, é importante que se tome alguns cuidados muito simples. Os principais cuidados a serem tomados são: lavar as mãos, passar álcool em gel, desinfetar maçanetas e outras superfícies muito utilizadas, evitar aglomerações e evitar colocar a mão no nariz, na boca e nos olhos.

Desse modo, você não protegerá apenas a si mesmo, mas a todas as pessoas presentes em sua volta. Continue assumindo o seu papel de cidadão e contribua para uma sociedade melhor com as medidas de prevenção contra o coronavírus, zelando pela vida de todos, principalmente dos grupos de risco!

Por que deram o nome de covid-19 à nova pandemia de coronavírus?

Por que deram o nome de covid-19 à nova pandemia de coronavírus?

hipertensão é fator de risco

Por que hipertensão é fator de risco para coronavírus?