Menu

Ser vacinado no período da tarde é mais vantajoso, diz estudo

A que horas do dia você recebeu a sua vacina contra Covid-19? Esse detalhe pode fazer diferença na eficácia da vacinação

Crédito: Freepik

Publicidade

A maioria das pessoas entende a importância da vacinação para o controle e combate do coronavírus, e já estão devidamente vacinadas com duas ou três doses. Mas, já tinha passado pela sua cabeça que os níveis de anticorpos no organismo podem ser maiores ao ser vacinado contra Covid-19 no período da tarde?

Leia também: Vacina contra Covid: certezas e dúvidas sobre o futuro

Um estudo realizado por investigadores das Universidades de Harvard e Oxford, publicado no Journal of Biological Rhythms, apontou que pessoas que receberam a vacina contra Covid-19 no período entre 15h e 21h têm maior probabilidade de desencadear níveis mais elevados de anticorpos do que as pessoas que foram vacinadas no período da manhã.

“O nosso estudo observacional fornece uma prova do conceito de que a hora do dia afeta a resposta imunológica à vacinação contra o SARS-CoV-2, resultados que podem ser relevantes para otimizar a eficácia da vacina”, indicou uma das coautoras do estudo, Elizabeth Klerman, investigadora da Divisão de Neurofisiologia, Unidade de Sono, do Massachusetts General Hospital, citada num comunicado de imprensa.

Publicidade

Para chegar a essa conclusão, os investigadores avaliaram os níveis de anticorpos após a vacinação contra a covid-19 entre 2190 profissionais de saúde do Reino Unido.

Logo depois da vacina, foram colhidas amostras de sangue de funcionários do hospital. Os pesquisadores criaram um método de avaliação para analisar o efeito da vacina nos níveis dos anticorpos, com base na hora do dia e outros fatores relevantes.

A ideia era saber, inclusive, se os profissionais de saúde que foram vacinados no período vespertino (ou noturno) tinham maior risco de efeitos secundários.

“Os investigadores descobriram que as respostas de anticorpos foram maiores em geral para todos os que foram vacinados no final do dia”, disse o comunicado divulgado no jornal científico.

Publicidade

Entretanto, esse estudo não pode ser considerado conclusivo, já que ainda são necessários mais estudos sobre o tema para que haja qualquer alteração nessa questão dos horários de vacinação. Os pesquisadores alertaram que o mais importante é estar vacinado, não importa para qual horário do dia esteja marcada a sua vacinação.

Veja também: Flurona: entenda os casos de coinfecção por coronavírus e influenza

Fonte: Diário de Notícias

Sair da versão mobile