em

Papa Francisco diz que a primeira “fake news” que existiu está na Bíblia

Em homenagem ao Santo padroeiro dos jornalistas, o dia 24 de janeiro foi marcado por um pedido de educar para a verdade.

Em meio a um mar de mentiras e fofocas que vemos todos os dias, especialmente depois que a internet passou a comandar nossa rotina, o Papa Francisco resolveu se pronunciar, por meio de um documento, sobre as falsas notícias, chamadas de “fake news” que estão invadindo as telas e a vida das pessoas.

Para chamar atenção a este apelo, ele fez questão de lembrar que a primeira falsa notícia contada está na Bíblia, quando Eva é tentada pela serpente a comer o fruto proibido. Então, assim ele chamou os mal intencionados que publicam mentiras ou meias-verdades: eles usam “táticas de cobras”.

O caso de Eva é o melhor exemplo que se pode dar sobre no que as mentiras podem resultar, e incentivou jornalistas sérios e todos os usuários das redes sociais a desmascararem as manipulações que detectarem na rede (e fora dela), pois seu único sentido é propagar o ódio e o conflito.

Seu texto, intitulado “«A verdade vos tornará livres (Jo 8,32)». Fake news e jornalismo de paz”, foi redigido em homenagem ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será no dia 13 de maio. Mas tradicionalmente é publicado no dia de São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, que se comemora em 24 de janeiro.

Sendo assim, o Papa convida a todos a redescobrirem o verdadeiro valor do jornalismo, com responsabilidade e ética para uma comunicação de verdade.

Com a velocidade das informações na internet e a facilidade de manipulação, é muito fácil perder o controle do que se fala ou escreve, pois qualquer um pode transformar um comentário simples em um discurso de ódio, sempre com um propósito manipulador.

Em contrapartida, se as pessoas começarem a prestar mais atenção no que leem e selecionarem fontes confiáveis, denunciando aquelas desprovidas de ética, ainda temos como voltar a ter equilíbrio e qualidade no uso da internet, que é hoje o principal meio de informação e de comunicação entre todos nós.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

receitas de cocada
Aprenda a fazer 5 receitas de cocada
Obstetra incentiva gestantes a dançarem antes do parto