Menu

O poder da receita com quase 1000 anos foi comprovada cientificamente

Publicidade

A BBC lançou recentemente uma notícia muito interessante. Cientistas recriaram em laboratório uma receita que foi descoberta num manuscrito com mais de mil anos. Esta receita, agora recriada nos dias de hoje, foi capaz de acabar com uma superbactéria.

Esta receita e adjacente experiência é uma prova viva do poder que os produtos naturais podem ter, neste caso, o alho e a cebola.

Este tratamento era usado na Idade Média para curar infecções nos olhos, mas pode ser uma resposta muito necessária para a ciência, para acabar com bactérias que se tornaram resistentes a antibióticos, segundo a investigação levada a cabo pelos cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

Este antiquíssimo remédio anglo-saxão, datado num documento medicinal sobre tratamentos e bálsamos do século X, destruiu quase completamente o Staphylococcus aureus, resistente à meticilina, a partir dos componentes da cebola e do alho.

Publicidade

A receita foi traduzida por Christina Lee, da própria Universidade de Nottingham, por causa das propriedades do alho, o maior antibiótico natural, na luta contra determinado género de bactérias.

Outras pesquisas já analisaram o poder antibiótico do alho.

Os pesquisadores provavam todos os ingredientes frescos separadamente, assim como o remédio em seu conjunto e também uma solução de controle, sem os componentes vegetais.

O remédio que resultou da receita medieval original destruiu cerca de 90% das bactérias cultivadas no laboratório, em infecções sintéticas e em cobaias reais, com feridas reais em ratos.

foram feitas várias experiências para diluir o remédio para que possa ser usado em humano. Contudo, se a receita for muito diluída, e apesar da eficácia dos ingredientes, não consegue matar o Staphylococcus aureus, bactéria que gera infecções na pele e no sangue.

Publicidade

Apesar de tudo isto, a receita, mesmo diluída, interfere na comunicação das células da bactéria, o que é uma importante conclusão científica porque se esta comunicação poderá vir a ser bloqueada no tratamento de infecções.

O “Bald’s Leechbook”, nome do livro ancestral, pode vir a ser vital na luta científica contra as bactérias resistentes a antibióticos.

Deixamos aqui uma receita adapatada, que pode experimentar em casa:

Publicidade

 

Preparação:

  • Misture a mesma quantidade em peso de cebola e alho e esmague-os num pilão durante dois minutos;
  • Junte 25ml de vinho e reserve toda a mistura no frio, a quatro graus, durante nove dias;
  • Tome uma colher de sopa da mistura em jejum, ou antes da principal refeição.

Leave a Reply

Sair da versão mobile