Você já deve ter pego seu cão, gato ou pássaro olhando fixamente ou interagindo com o “nada”. Teve a sensação de que ele estava vendo algo que você não podia ver? E já percebeu como os animais sabem quando seus tutores não estão bem e precisam de atenção? É por causa desse tipo de atitude que muita gente acredita que os animais são sensitivos.
Bem, na questão relativa aos animais serem capazes de ver espíritos ou anjos, primeiro deve-se considerar o que cada pessoa acredita. Mas, se substituir os espíritos e anjos por energias positivas e negativas, fica mais fácil levar essa possibilidade em consideração.
De fato, os animais são movidos principalmente pelo instinto, coisa que o ser humano foi perdendo com o passar dos séculos, à medida em que a vida em sociedade o foi afastando da necessidade de viver guiado apenas pelo instinto de sobrevivência.
Essa diferença entre humano e animal deixa clara a capacidade dos animais de interagir com o mundo de forma mais profunda e sensitiva, percebendo coisas que os humanos já não conseguem mais, como as energias que não se pode ver, apenas sentir.
Isso também explica a capacidade dos animais em perceber quando seus tutores estão com sentimentos abalados, com dor, doentes ou quando uma tutora está esperando um bebê. A barriga não precisa crescer para o animal saber que tem uma outra vida ali dentro.
Acontece que o ser humano está cercado por tantos bloqueios físicos, como cores, cheiros, texturas, sinais visuais e auditivos, que fica incapacitado de perceber a pureza dos seus instintos, como sentir a mudança de cheiro do próprio corpo quando está doente ou passando por um processo de gestação.
Mas, os animais vivenciam o mundo de forma diferente. Eles têm os cinco sentidos mais aguçados, então conseguem captar coisas que o ser humano não é capaz de ver, ouvir ou sentir.
Pode-se considerar, dessa forma, que os animais são sim sensitivos, mas não necessariamente de maneira sobrenatural. O ser humano é que tende a crer no sobrenatural quando não consegue captar o que está vendo, ouvindo ou sentindo.