Menu

Recorde! Mulher é infectada por Covid duas vezes em 20 dias

O caso fica de alerta para quem acha que está protegido de todas as variantes depois de ser infectado

Crédito: Freepik

Publicidade

Ao longo desses mais de dois anos de pandemia, já vimos de tudo um pouco, inclusive, muitos casos de reinfeção de Covid.

Mas, a reinfecção costuma levar um período maior para ocorrer, ao menos era o que mostravam os padrões até agora.

Uma profissional de saúde na Espanha, de 31 anos, pegou Covid duas vezes em um intervalo de apenas 20 dias. Esse é o espaço de tempo mais curto entre infecções já detectado, de acordo com os pesquisadores espanhóis.

Veja também: Fim da emergência sanitária da Covid: o que muda aos trabalhadores?

Publicidade

Covid por duas variantes diferentes

No caso dessa mulher, os testes mostraram que ela foi infectada com duas variantes diferentes — delta no final de dezembro e ômicron em janeiro.

Ela não teve nenhum sintoma após seu primeiro teste de PCR positivo, mas menos de três semanas depois ela teve tosse e febre, que a levaram a fazer outro teste.

É importante que os pesquisadores tenham visto esse caso de perto, pois agora eles podem alertar que pessoas que tiveram Covid não devem considerar que estão protegidas contra a reinfecção, mesmo que também estejam vacinadas.

Aproveite e veja: Covid: reflexos da pandemia na economia brasileira

Publicidade

Em uma apresentação no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, a autora do estudo, Gemma Recio, disse que o caso mostra que a ômicron consegue “driblar a imunidade anterior adquirida de uma infecção natural com outras variantes ou de vacinas”.

“Em outras palavras, as pessoas que tiveram covid-19 não podem presumir que estão protegidas contra a reinfecção, mesmo que tenham sido totalmente vacinadas”, diz Recio, do Institut Catala de Salut, Tarragona, na Espanha.

Porém, a pesquisadora destacou que “tanto a infecção anterior com outras variantes quanto a vacinação parecem proteger parcialmente contra doenças graves e hospitalização em pessoas com ômicron.”

Publicidade

Veja também: Homem toma 90 doses de vacina contra Covid para vender certificados falsos

Fonte: BBC

Sair da versão mobile